Detalhes do Documento

Matemática em Portugal : episódios da história do ensino e do ensino da história

Autor(es): Mota, Catarina cv logo 1 ; Ralha, Elfrida cv logo 2 ; Estrada, Maria Fernanda cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/17938

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): História da Matemática; Ensino da Matemática; Formação de Professores


Descrição
O uso de textos originais no ensino da Matemática ou a referência a episódios/histórias da História da Matemática são oficialmente considerados ferramentas úteis no ensino da Matemática. Em Portugal, referências à área de História da Matemática estão presentes no ensino da Matemática pelo menos desde a criação da Faculdade de Matemática na Universidade de Coimbra, aquando da Reforma Pombalina. Neste texto, abordaremos, utilizando fontes primárias fidedignas e textos de credibilidade reconhecida, diferentes factos da História da Matemática enquanto tema do ensino em Portugal, identificando alguns dos marcos desde 1772 até à actualidade. Como defendia Heródoto, o conhecimento do passado permite-nos perceber o presente e preparar o futuro.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia