Author(s):
Pinto, Diana Patrícia Pires
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17832
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Discriminação; Preconceito; Atitudes; Lésbicas; Estudantes; Enfermagem; Saúde; Discrimination; Prejudice; Attitudes; Lesbians; Students; Nursing; Health
Description
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especializacao em Psicologia da Saúde) As atitudes, perceções e crenças dos profissionais de saúde acerca da homossexualidade feminina têm
implicações práticas no acesso desta comunidade a cuidados de saúde. No entanto, a investigação
neste domínio ainda permanece limitada. Neste sentido, este estudo pretende compreender e analisar a
discriminação, o preconceito e as atitudes para com lésbicas de futuros enfermeiros, com base numa
amostra particular de 204 estudantes de enfermagem do sexo feminino, com idades compreendidas
entre os 18 e 31 anos (M=21). Na realização deste trabalho, foram aplicados os seguintes
instrumentos: a) um questionário com dados sociodemográficos; b) a Escala de Perceção de
Discriminação; c) uma versão reduzida do Questionário Multidimensional do Preconceito Polimorfo, e
d) a Escala de Discriminação na Saúde. Os resultados mostram que estes estudantes, em média,
consideram que a religião é a dimensão mais discriminatória, ao contrário da área da saúde, que
apontam como sendo aquela em que há menos discriminação. Adicionalmente, a maioria admite que a
homofobia varia com o contexto e localização geográfica e acredita que a orientação sexual pode ser
um fator de risco (79.2%), relativamente a episódios de mal-estar psicológico/psiquiátrico. A
heteronormatividade dos participantes destacou-se como um fator relacionado com o nível de
discriminação na área da saúde. As crenças e/ou atitudes mais negativas foram encontradas nos
estudantes mais novos, nos que habitam em meios rurais, nos que detêm orientação política
tendencialmente de direita, e nos que não conhecem nem têm amigas lésbicas. No entanto, estes dados
devem ser interpretados com precaução, tendo em consideração fatores externos que poderão
contribuir para as perceções dos participantes. Seria desejável que os estudantes tivessem acesso a
mais informação sobre a comunidade lésbica, nomeadamente, através da inclusão de material
apropriado nos programas curriculares, potenciando um maior conhecimento e atitudes mais positivas
para com as pessoas lésbicas. É necessária a continuidade desta linha de estudos, no sentido de dar voz
às necessidades das minorias sexuais e em particular às das lésbicas, invisíveis pela condição de
mulher e orientação sexual em simultâneo. The attitudes, perceptions and beliefs of healthcare professionals about feminin homosexuality draw
practical implications in the access of this community to healthcare services. Nevertheless, research in
this domain is still sparse. In this direction, this study proposes to comprehend and analyse the
discrimination, the prejudice and the attitudes toward lesbians of future nurses, based on a particular
sample of 204 female nursing students, with ages between 18 and 31 years old (M=21). In the
development of this work, the following instruments have been applied: a) a questionary containing
sociodemographic data; b) the Scale of Perception of Discrimination; c) a shortened version of the
Multidimensional Questionary of the Polymorphic Prejudice and d) the Scale of Discrimination in
Health. The results show that these students, in average, consider that religion is the most
discriminatory dimension. Additionally, the majority admits that the homophobia varies with the
context and geographical location and believes that the sexual orientation can be a risk fator (79.2%),
in what concerns episodes of psychological/psychiatric discomfort. The heteronormativity of the
participants has revealed to be as a fator associated with the level of discrimination in the healthcare
area. The more negative beliefs and/or attitudes were assumed by the younger students, by those that
live in the countryside, by those that possess a tendentially right-wing political ideology, and by those
that do not have lesbian friends. However, these statistics must be interpreted with the precaution,
having in consideration external factors that may possibly contribute to the participants’ perceptions. It
would be desirable for students to have access to more information about the lesbian community,
through the inclusion of particular material in their curriculum programmes, fostering a greater
knowledge and more positive attitudes toward lesbian people. It is essential to continue this line of
studies, to voice the needs of the sexual minorities, in particular the lesbians that are invisible due to
their simultaneous woman condition and sexual orientation.