Author(s):
Marques, Ana Paula
; Moreira, Rita
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17766
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Ensino Superior; Potencial empreendedor; Género; Carreira
Description
Nos últimos anos, em Portugal como no resto da Europa, o empreendedorismo tem sido perspectivado como uma das vias
possíveis de acesso ao mercado de trabalho, podendo mesmo constituir uma modalidade alternativa de transição profissional,
particularmente importante para os jovens com qualificações superiores. Entende-se que o empreendedorismo coloca novos e
importantes desafios à Universidade relacionados com a sua capacidade de, juntamente com outros actores colectivos (e.g.
económicos, sociais, políticos), desenvolver o espírito empreendedor e uma cultura de inovação. Igualmente, em termos de
políticas públicas nos domínios económicos e empresariais, o fomento ao empreendedorismo feminino surge como um factor de
mobilização das mulheres para a vida económica activa, bem como uma estratégia de apoio a iniciativas empresariais,
particularmente propícias à promoção dos factores da igualdade entre homens e mulheres. Neste sentido, perante um perfil de
diplomado predominantemente feminino em muitas áreas do conhecimento do Ensino Superior, importa analisar a relação entre
características empreendedoras, recursos sociais, académicos e profissionais e o contexto económico, social e cultural envolvente,
tendo presente que as modalidades de acesso ao emprego, o desenvolvimento de uma carreira e os modelos culturais associados
às organizações se apresentam, ainda, fortemente dominadas por uma racionalidade masculina e patriarcal. Face à centralidade
desta temática, neste artigo avançam-se os resultados preliminares obtidos no diagnóstico sobre o potencial empreendedor dos
licenciados da Universidade do Minho. Baseado nas respostas de entrevistas estruturadas realizadas a 283 licenciados de diversas
áreas científicas que concluíram o curso, entre 2002 e 2008, pretende-se analisar a variável género e o seu potencial explicativo
dos comportamentos diferenciados em relação ao emprego e ao empreendedorismo (propensão para o empreendedorismo,
empresariado, sectores de actividade preferenciais, entre outros). Recorrendo a uma perspectiva de género, questiona-se sobre o
potencial empreendedor dos jovens diplomados, procurando identificar e contrastar as suas trajectórias académicas e profissionais
e as suas estruturas de representações, ao mesmo tempo que se discute sobre a importância do Ensino Superior no
desenvolvimento do potencial empreendedor dos indivíduos e do reforço da sua empregabilidade.