Author(s):
Camões, Aires
; Cruz, Paulo J. S.
; Sá, J. Miguel A.
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17576
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Aderência; Protecção superficial; Aço galvanizado; Revestimento epoxídico
Description
Em fase de projecto é necessário prever, controlar e assegurar o adequado desempenho de uma série de factores fundamentais e analisar cuidadosamente os efeitos associados à adopção de soluções cujo custo a longo prazo compense o custo inicial mais elevado. Tendo como objectivo projectar de modo a não só assegurar o cumprimento dos estados limites últimos e dos estados limites de utilização, mas também tendo em conta a durabilidade das estruturas, minimizando os efeitos associados à corrosão das armaduras, é imprescindível avaliar alguns aspectos fundamentais, tais como: a espessura do betão de recobrimento das armaduras; a qualidade do betão; a incorporação, ou não, de adjuvantes inibidores de corrosão ou o recurso a armaduras resistentes à corrosão. Neste contexto, existem diversas técnicas que visam tornar o aço não ligado das armaduras convencionais de elementos de betão armado mais resistente à corrosão. Esta protecção pode ser conseguida revestindo as com um material que funcione como uma barreira, impedindo o contacto directo do aço com os cloretos, a humidade e o oxigénio, atenuando assim os efeitos associados à carbonatação do betão, recorrendo, por exemplo, a revestimentos epoxídicos ou a revestimentos de zinco obtidos por galvanização. Contudo, este tipo de solução pode acarretar inconvenientes relativamente a outros aspectos que não os relacionados com a corrosão, como é o caso da aderência entre a armadura revestida e o betão. Nestas circunstâncias, foi desenvolvido um programa experimental com o objectivo de avaliar a aderência ao betão de armaduras com diferentes esquemas de protecção (aço galvanizado e aço revestido com epoxi). Os resultados obtidos nos ensaios de arrancamento realizados permitiram verificar perdas de aderência nos varões de aço galvanizado e nos revestidos com epoxi, quando comparados com os varões de aço sem revestimento.