Autor(es):
Fernandes, Eliana Manuela Lopes
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/17396
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): E-commerce; Exportação; Internacionalização; Export; Internationalization
Descrição
Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica O e-commerce é um dos temas mais discutidos no mundo dos negócios. Esta ferramenta de
comércio levou já à reformulação das relações com clientes e fornecedores, à racionalização dos
processos de negócio e, em alguns casos, à reestruturação de indústrias inteiras. Apesar de
relativamente recente, percebeu-se que esta ferramenta era facilitadora da internacionalização
das empresas, ao possibilitar uma presença global imediata e de baixo custo.
Neste sentido, o objectivo final deste projecto é definir quais os factores que contribuem para o
uso desta ferramenta num contexto de internacionalização e qual o seu impacto ao nível das
actividades de exportação. Por outras palavras, pretende-se analisar os factores explicativos por
detrás da decisão em adoptar esta ferramenta para a venda nos mercados internacionais.
Este projecto contempla uma revisão da literatura mais relevante para o caso em análise, um
sumário da metodologia aplicada e os resultados empíricos baseados numa abordagem
qualitativa e obtidos da análise da empresa Irmãos Vila Nova, S.A., detentora da marca Salsa.
A proposta de desenvolver um estudo que une as temáticas do e-commerce e da
internacionalização representa um contributo para a literatura actual, caracterizada por um défice
de trabalhos nesta área. Tal objectivo ganha particular relevância por se dirigir sobretudo à
situação portuguesa, que ainda não foi estudada sobre este ângulo de análise. Electronic commerce is one of the most discussed topics in business today. This tool of trade is
already leading to the reshaping of customer and supplier relationships, the streamlining of
business processes and, in some cases, even the restructuring of whole industries. Although
relatively new soon it’s potential in simplifying the processes in internationalization was
understood by companies, enabling an immediate global presence with low costs.
The purpose of this study is to define which factors do contribute to this simplification in a context
of internationalization and what its impact on export activities is. The aim is to examine which
explanatory factors do influence the decision inside an organization to adopt e-commerce as the
way of selling on international markets.
This study presents a review of the most relevant and recent literature in the field as well as a
brief summary of the methodology which has been applied and the empirical results obtained
from the analysis of the company Irmãos Vila Nova, SA, owner of the brand Salsa. The proposal
to develop a study that links the fields of e-commerce and internationalization represents a
contribution to actual literature, which does reveal a lack of studies in combining these fields. This
goal gets particular relevance for addressing to the Portuguese market, which has not been
investigated at this angle of analysis, and thereby provides a new and exploratory perspective on
the field.