Autor(es):
Portela, Ana Cristina de Barros
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/17009
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em
Formação, Trabalho e Recursos Humanos) O campo da avaliação da educação e da formação assume nos nossos dias uma autêntica e relevante
centralidade, tanto no que diz respeito aos processos como na realidade das instituições e do próprio
sistema de ensino. As reformas levadas a cabo durante as últimas décadas, impulsionadas pelas novas
e exigentes demandas do mercado e do mundo globalizado, levam a que os Estados e as instâncias
responsáveis tenham a capacidade de ajustar essas novas dinâmicas. Palavras como globalização,
economia, competitividade, individualização, mercado, Estado, entre outras, perduram nos discursos
educativos e assumem nas estruturas sociais um limiar relevante. Assim, esta problemática levou-nos a
encarar a avaliação da formação e as suas várias vertentes, como funções, modelos, etc., como uma
necessidade dentro de uma qualquer organização. Por conseguinte, foi exactamente sobre uma das
valências da avaliação, mais especificamente, a avaliação do impacto da formação da acção
“Formação Pedagógica Inicial de Formadores”, que se debruçou a nossa intervenção. Esta intervenção
foi realizada através da construção de um instrumento de avaliação de impacto, nomeadamente um
inquérito por questionário aplicado aos formandos da referida acção de formação, desenvolvida numa
associação local. Importa referir que realizámos também observação naquele contexto, uma entrevista
semi-directiva ao vice-presidente da associação e, ainda, análise documental.
A partir da reflexão que desenvolvemos ao longo do processo de estágio, nomeadamente da
interpretação dos resultados obtidos através do inquérito por questionário, concluímos que a formação
é tida como importante para os formandos e que estes se mostram bastante satisfeitos com a mesma.
No entanto, quando se aborda a aplicação dos conteúdos em contexto de trabalho algumas
dificuldades emergem. Na nossa perspectiva, tais resultados são um indicador de mudanças
necessárias quer na própria concepção da formação, mas também dos próprios contextos de trabalho. In today’s world the evaluation field represents a real and relevant central role, not only when it comes
to the educational process, but also in the reality of the institutions and of the education system itself.
The educational reforms undertaken during the last decades, driven by new and higher demands of the
market and the globalized world, put all governments and responsible agencies in charge of adjusting
these new strategies to a certain evaluation model, not only with targeted global views, but also with the
daily realities they face. Words such as globalization, economics, competitiveness, individualism,
market, governments, amongst others, persist in educational speeches and social structures, assuming
relevant and a highlighted role, with respect to education and/or lifelong learning. In these specific
scenarios the main goal is to apply all efforts to prove that these educational projects can get stronger
and better and not be deleted and diminished. The evaluation processes and the factors related to it
turn are crucial to all training approaches, which due to new patterns of work and organization, are
becoming increasingly important in social life. Thus, all traditional methods of classification and
recognition of skills related to training, tend to promote the rationalization, and to a certain extent,
generally improve the procedures of individual evaluation systems within the conventional guidelines.
Therefore, it was exactly on one of these topics of the evaluation, more specifically, the impact of the
Training of Trainees, that leant over our intervention. This intervention was accomplished through the
construction of an instrument of evaluation, namely in the form of an inquiry given to the trainees, that
were part of a course at a local association. It matters to refer to that we also accomplished some
comments in that context, an interview half-directive to the vice-president of the association and, still,
documental analysis. During this training process, we were able to observe and conclude that the
trainees were very pleased with the training and that was reflected in the questionnaire. However, the
application of the contents in real world has been facing some difficulties. In our perspective, such
results are an indicator of necessary changes, not only to the training methods, but also to the
approaches to work.