Autor(es):
Oliveira, Elda Manuela Araújo
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/16737
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Balanced scorecard; Implementação; Sustentabilidade; Estudo de caso; Indústria da água; Implementation; Sustainability; Case study; Water industry
Descrição
Dissertação de mestrado em Contabilidade A implementação do BSC numa organização implica uma profunda mudança na maneira como a
empresa é gerida, sendo que a sua implementação não é uma tarefa simples, pois os desafios
surgem antes mesmo de se decidir utilizar o BSC. Neste contexto, a literatura tem evidenciado as
dificuldades e obstáculos enfrentados pelas organizações na implementação e uso do BSC (por
exemplo Hoque e James, 2000; Martinsons, 1999; Sanger, 1998). Os sistemas de medição de
desempenho (SMD) representam uma das ferramentas mais usadas para aumentar a
probabilidade de os objectivos traçados serem atingidos (Ferreira, 2009).
Os resultados obtidos em alguns estudos sugerem que a adopção do BSC tem um impacto
positivo no desempenho empresarial (Hoque e James, 2000; Davis e Albright, 2004; Malina e
Selto, 2001). Mas, contrariamente, outros estudos têm mostrado alguns impactos negativos desta
abordagem (Maiga e Jacobs, 2003; Braam e Nijssen, 2004; Strohhecker, 2004).
A integração da sustentabilidade no BSC é uma das novas áreas de aplicação do modelo
(Ferreira, 2009). A sustentabilidade refere-se à condição em que a actividade económica e
empresarial atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de satisfação das
necessidades das gerações futuras (Hansen e Mowen, 2005). Este conceito envolve três
dimensões: a económica, a social e a ambiental (Ferreira, 2009). Além disso, a utilização do BSC
torna o processo relativamente simples nas questões de sustentabilidade para a gestão dos
processos de desempenho (Ferreira, 2009). Segundo Figge et al. (2002) existem três níveis de
sustentabilidade no BSC, os quais serão desenvolvidos ao longo deste trabalho.
Este estudo tem como objectivo investigar se o BSC melhora o desempenho organizacional, isto
é, tratar as relações de sustentabilidade e de medida de desempenho do BSC numa empresa do
sector das águas: SIMRIA – Saneamento Integrado dos Municípios da Ria, SA. A SIMRIA é
responsável pela construção, gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento da
Ria de Aveiro – Portugal, sob uma concessão por um período de 50 anos. Em geral, este estudo
pretende contribuir para o estudo do BSC, no que concerne à integração da sustentabilidade no
BSC. O nosso objectivo é compreender as razões que levaram à adopção desse modelo, os
benefícios decorrentes da sua adopção e perceber se estes resultados correspondem às
expectativas da empresa. Além disso, o nosso objectivo é, também, melhorar o conhecimento
desta ferramenta de gestão, ainda escassa em Portugal (Russo, 2006; Sousa, 2001) Implementing the Balanced Scorecard (BSC) in an organization requires a deep change in the
way the company is managed. Its implementation process is not an easy task, because the
challenge starts even before deciding to use the BSC. In this context, Literature describes some of
the pitfalls faced by organizations in the implementation and use of the BSC (Hoque and James,
2000; Martinsons, 1999; Sanger, 1998). The performance measurement systems represent one of
the most used tools to assure that the company’s goals are accomplished (Ferreira, 2009). Some
studies suggest that the adoption of the BSC has a positive impact on business performance
(Hoque and James, 2000, Davis and Albright, 2004; Malina and Selto, 2001). Other studies show
some negative impacts in this approach (Maiga and Jacobs, 2003; Braam and Nijssen, 2004;
Strohhecker, 2004).
The integration of sustainability in the BSC is a new area of application of the model (Ferreira,
2009). Sustainability refers to the condition in which economic activity and business addresses the
needs of the present without compromising the ability to meet the needs of future generations
(Hansen and Mowen, 2005). This concept involves three dimensions: the economic, the
environmental and the social one (Ferreira, 2009). Also, the use of BSC makes the process
relatively simpler in the issues of sustainability for the performance management processes
(Ferreira, 2009). According to Figge et al. (2002) there are three levels of integration of
sustainability in the BSC that will be explained throughout this work.
This study aims to investigate whether the BSC improves organizational performance, that is,
addresses the relationship of sustainability and performance measurement of BSC in a business
water company: SIMRIA – Saneamento Integrado dos Municípios da Ria, SA. SIMRIA is
responsible for construction, management and operation of multi-municipal wastewater of the Ria
de Aveiro - Portugal, under a grant for a period of 50 years In general, this study aims to
contribute to the study of the BSC, regarding the integration of sustainability in the BSC. Our goal
is to understand the reasons for adopting this model, the benefits of its adoption and see if these
results match the expectations of the company. Moreover, our aim is also to improve the
knowledge of this management tool, still scarce in Portugal (Russo, 2006; Sousa, 2001).