Autor(es):
Gomes, José Augusto Pereira
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/16672
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde A crise económica que se vive actualmente em Portugal e os gastos exacerbados no
sector da saúde, vieram reacender a discussão pública na área da saúde acerca da
implementação de modernas técnicas de gestão, assim como, a criação e utilização de
instrumentos de medida da qualidade, com vista a imprimir eficiência, eficácia e rigor na
gestão dos recursos e atender às necessidades dos utentes e dos profissionais de saúde.
Já em 1966, Donabedian introduziu pela primeira vez um modelo de avaliação da
qualidade em saúde assente em três pilares essenciais: estrutura, processo e resultado. Este
modelo é, ainda hoje, uma referência na avaliação da qualidade em saúde, utilizado por
diversas organizações. A própria OMS (2009) propõe a criação e utilização de indicadores de
qualidade baseados na tríade do modelo de Donabedian.
O estudo realizado consistiu num estudo de campo de natureza qualitativa, efectuado
numa Instituição Hospitalar Pública do Norte de Portugal, através da realização de dezoito
entrevistas semi-estruturadas a profissionais de saúde com actividades no bloco operatório
desta unidade hospitalar. Conduzido de modo intencional, o estudo procurou salvaguardar as
questões éticas e morais da investigação. A análise das entrevistas foi efectuada tendo por
base a teoria de análise de conteúdo de Bardin (2004).
Este estudo estimula a discussão em torno da importância da avaliação da qualidade no
bloco operatório, descrevendo factores que contribuem para a qualidade, realçando a
necessidade de criação e aplicação de instrumentos de avaliação da qualidade e por fim
destacar a influência do trabalho em equipa na prestação de cuidados de saúde no bloco
operatório tendo por finalidade nuclear, a melhoria continua da qualidade dos serviços de
saúde disponibilizados no bloco operatório, ao utente cirúrgico.
Os resultados apontam para a necessidade de introduzir medidas de melhoria da
qualidade nas três grandes áreas do modelo de Donabedian, sobressaindo nas entrevistas, as
melhorias a nível de estrutura e alguns instrumentos a nível de processo.
Da análise das narrativas dos entrevistados aflorou um grupo de elementos influentes na
qualidade, que reputamos fundamentais para desenhar um instrumento de avaliação da
qualidade no bloco operatório. Este instrumento foi construído mas não foi testado, por isso,
propomos que seja avaliado e testado em futuras investigações. The economic crisis that we currently live in Portugal coupled with the exacerbated in
the health sector, have rekindled public debate on the implementation of modern management
techniques in healthcare, as well as the creation of instruments for measuring quality, to
promote efficiency, effectiveness and accuracy in managing the resource needs of users and
health professionals themselves.
In 1966, Donabedian first introduced a model of quality assessment in health based on
three pillars, structure, process and outcome. This model, even today, is a reference in the
assessment of health quality, used by various organizations. The WHO itself proposes the
creation and use of quality indicators based on the triad model of Donabedian.
The present study consisted of a field study, of qualitative nature, conducted at the
public hospital in northern Portugal. Eighteen semi-structured interviews were conducted with
health professionals in the operating activities of the hospital. All interviews were
administered safeguarding ethical issues. The data analysis was performed based on the
theory content analysis of Bardin (2004).
Results indicate the need to introduce measures to improve quality in three major areas
of the Donabedian model, excelling in interviews, especially the improvements in structure
and some tools to process level.
This study stimulates discussion around the importance of quality assessment in the
operating room. We have sought to explore factors that contribute to quality, emphasizing the
need for the creation and implementation of quality assessment tools, and highlighting the
importance of partnerships in the provision of professional health care in the operating room,
having a nuclear purpose, the continuous improvement of quality of health services available
in the operating room, to the patient.
The narratives of respondents touched up a group of influential elements as being
fundamental to design an instrument for assessing quality in the operating room. This
instrument was built but untested, so we propose its evaluation and testing in future research.