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Processos cognitivos, cultura e estereótipos sociais

Autor(es): Cabecinhas, Rosa cv logo 1

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/1650

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Opinião pública; Cultura; Estereótipos sociais


Descrição
Apresentação efectuada no II Congresso Ibérico de Ciências da Comunicação, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 21-24 de Abril de 2004. Nesta comunicação revisitamos a obra Public Opinion de Walter Lippmann (1922), discutimos os seus conceitos fundamentais e analisamos o seu impacto nos estudos subsequentes sobre cognição social. Tendo esta obra pioneira como ponto de ancoragem, procedemos a uma sucinta revisão dos oitenta anos de literatura sobre estereótipos sociais, salientando as continuidades e as rupturas que caracterizaram esta área de estudos. Damos especial ênfase ao estudo das funções cognitivas e sociais dos estereótipos sociais. Finalmente, discutimos a influência da cultura e das relações assimétricas de poder entre os grupos sociais na determinação da opinião pública.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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