Author(s):
Lopes, Joana Bacelar
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/15872
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Satisfação laboral; Variáveis demográficas; Compromisso organizacional; Job satisfaction; Demographic variables; Organizational commitment
Description
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia do Trabalho, Organizações e Recursos Humanos) A presente dissertação pretende, após revisão bibliográfica sobre a temática, estudar
os constructos de Satisfação Laboral e Compromisso Organizacional de forma independente
e numa última fase correlacionar os mesmos com o intuito de analisar a existência de uma
correlação entre as variáveis. Para o efeito, recorreu-se ao Questionário Interno de
Satisfação Laboral da organização onde o estudo foi efectivado, e às Escalas das Três
Componentes de Compromisso Organizacional preconizadas por Mayer e Allen (1997) na
versão portuguesa de Nascimento, Lopes & Salgueiro (2008), aplicados a uma amostra de
91 colaboradores a prestar serviço em regime de outsourcing numa multinacional alemã da
área da saúde.
Os principais resultados alcançados postulam a não existência de diferenças
significativas entre as variáveis demográficas e a Satisfação Laboral; a existência de
diferenças significativas entre a Antiguidade do Colaborador e o seu nível de Compromisso,
evidenciando assim que quanto menor a antiguidade, menor o compromisso e por fim, a não
correlação entre as duas dimensões em estudo sugerindo uma análise diferenciada para
cada uma. This thesis, after review on the subject, pretends to study the constructs of the Job
Satisfaction and independent organizational commitment. In a final phase correlate the same
with the aim of analyzing the existence of a correlation between variables. To do so, it was
resorted to the Internal Questionnaire on job satisfaction of the organization where the study
took place, and to the tree components of Organizational Commitment proposed by Mayer
and Allen (1997) in the Portuguese version of Nascimento, Lopes and Salgueiro (2008),
applied to a sample of 91 employees that provide service in an outsourcing regime in a
German healthcare multinacional.
The main results reached show the non existence of significative differences between
the demographic variables and job satisfaction; the existence of significative differences
between the Colaborater´s Antiquity and his level of Commitment, thus demonstrating that
the lower the seniority, the lower commitment, and that, finaly, there is a lack of correlation
between the two dimensions in study, suggesting a differentiated analysis for each.