Detalhes do Documento

A avaliação das aprendizagens no ensino superior : a perspectiva dos estudantes

Autor(es): Pereira, Diana cv logo 1 ; Flores, Maria Assunção cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15773

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Avaliação; Bolonha; Aprendizagem; Ensino superior


Descrição
Nesta comunicação, divulgamos alguns resultados preliminares de um estudo mais vasto realizado no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização em Avaliação. Este estudo pretende conhecer as representações e experiências dos estudantes do Ensino Superior relativamente às práticas de avaliação das aprendizagens. Os resultados demonstram que os alunos associam à avaliação as ideias de reflexão, verificação de conhecimentos, aprendizagem e sucesso. Para além disso, na perspectiva dos alunos, os métodos de avaliação mais utilizados são os realizados em grupo e mais práticos, tais como apresentações orais em grupo, trabalhos experimentais em grupo, relatórios e trabalhos de projecto em grupo. Dos dados decorre ainda a importância da avaliação no sentido de esta potenciar a autonomia do aluno, a aplicação do conhecimento em situações reais, bem como desenvolver competências técnicas e transversais
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia