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Alteração do comprimento do passo durante a transposição de obstáculos em taref...

Autor(es): Azevedo, R. cv logo 1 ; Cardoso, J. cv logo 2 ; Rodrigues, C. cv logo 3 ; Albuquerque, A. cv logo 4 ; Sá, M. Manuel Albuquerque cv logo 5 ; Martins, M. Cristina cv logo 6 ; Barroso, M. P. cv logo 7

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15474

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Construção civil; Manuseamento de cargas


Descrição
A Construção Civil tem sido o sector que regista maior incidência de acidentes fatais a nível mundial. Diversos estudos têm sido efectuados no sentido de compreender as causas que contribuem para a ocorrência de elevados índices de sinistralidade neste sector. Todavia, o contributo da movimentação manual de cargas, para a ocorrência de quedas na Construção Civil, tem sido descurado. No presente artigo procedeu-se, através de simulação laboratorial, ao estudo da influência da movimentação manual de cargas para a ocorrência de acidentes em operações envolvendo a transposição de obstáculos em obra. Verificou-se que o comprimento de passo e a passada do pé de avanço são alterados com o transporte de carga, aumentando a probabilidade de ocorrência de acidentes envolvendo quedas.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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