Autor(es):
Marques, Ana Paula
; Moreira, Rita
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15247
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Nos últimos anos, em Portugal como no resto da Europa, o empreendedorismo
apresenta-se cada vez mais como uma das vias possíveis de acesso ao mercado de
trabalho, podendo mesmo constituir uma modalidade alternativa de (re)inserção
profissional particularmente importante para os jovens com qualificações
superiores. Nesse sentido, entende-se que o empreendedorismo coloca novos e
importantes desafios à Universidade que estão relacionados com a sua
capacidade de, juntamente com outros actores (económicos, sociais, políticos,
etc.), desenvolver o espírito empreendedor e uma cultura empreendedora e de
inovação. Face à centralidade desta temática, neste artigo avançam-se os
resultados preliminares obtidos no diagnóstico sobre o potencial empreendedor
dos licenciados da Universidade do Minho. Baseado nas 283 respostas dos
licenciados de diversas áreas científicas que concluíram o curso, entre 2002 e 2008,
pretende-se, a partir de vários factores co-explicativos de segmentação do
mercado laboral (curso, fileira científica, género, etc.) analisar o potencial
explicativo de comportamentos diferenciados em relação ao emprego e ao
empreendedorismo (e.g. propensão para o empreendedorismo, empresalidade,
sectores de actividade preferenciais, entre outros). Recorrendo à análise das suas
trajectórias académicas e profissionais e das suas estruturas de representações
sociais ambiciona-se contribuir para a discussão e reflexão em torno da
importância da educação superior para o desenvolvimento do potencial
empreendedor dos indivíduos e, sobretudo, perceber como algumas actividades
formativas (curriculares e extracurriculares), em contexto académico, podem ser
úteis no desenvolvimento do potencial empreendedor e de competências durante o percurso escolar que, por sua vez, contribuam para facilitar a transição dos
jovens licenciados para o mercado de trabalho.