Autor(es):
Esteves, Isabel
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/14712
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Saúde oral; Crianças; Investigação-acção; Oral health; Children; Investigation-action
Descrição
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Promoção da Saúde e do Meio Ambiente) No mundo de hoje, vemo-nos envolvidos no “frenesi” do nosso quotidiano. Tal origina
um ritmo de vida marcado por agitação, stress, ansiedade, … Este modo de vida, por sua vez, leva
a que a nossa saúde seja, com frequência, arrastada para um segundo plano.
Vislumbra-se aqui a verdadeira urgência de promoção da saúde encarada como a
indispensabilidade das pessoas pensarem em si próprias, capacitarem-se e tomarem as suas
próprias decisões para alcançar uma vida com qualidade.
Dar a importância merecida à saúde significa necessariamente atender também à saúde
oral, sendo que esta constitui uma dimensão da saúde geral, havendo uma forte inter-relação entre
ambas (OMS, 2003). A saúde oral influencia a saúde global do indivíduo afectando-o física,
psicológica e socialmente (Sheiham, 2005). Desta forma, torna-se importante o reforço das
acções de promoção da saúde e prevenção das doenças orais e um maior envolvimento dos
profissionais de saúde e de educação (DGS, 2005:5).
Remetendo para a área da educação pré-escolar, o presente trabalho pretende explorar os
benefícios e/ou riscos da implementação da saúde oral nos jardins-de-infância, respondendo aos
objectivos: aferir conhecimentos, valores e atitudes sobre saúde e higiene oral; aplicar um programa
de intervenção pedagógico com sessões estruturadas para a higiene oral; avaliar os resultados da
acção pedagógica por meio de um questionário utilizado como Pré-Teste e Pós-Teste.
A metodologia utilizada foi a investigação-acção, por se afigurar a mais adequada para o
estudo da situação social com o intuito de melhorar a qualidade da acção que aí decorre (Elliott,
1991). Assim, seleccionaram-se dois jardins-de-infância para o estudo, construiu-se e validou-se
um questionário sobre saúde e higiene oral para aplicação indirecta às crianças, realizou-se o préteste,
implementou-se o programa de intervenção e, por fim, realizou-se o pós-teste com o mesmo
instrumento. A amostra incluiu 42 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Os
dados do questionário foram tratados estatisticamente, tendo sido aplicado o teste T para amostras
emparelhadas para avaliar mudanças significativas.
Os resultados denotam evolução nos conceitos e comportamentos de saúde e higiene, nos
elementos materiais a usar na higiene, no conhecimento da função e da constituição da boca e dos
dentes, na autonomia e no modo de escovagem dos dentes.
A abordagem da saúde oral na educação pré-escolar apresenta benefícios, comprovados
pela evolução nos conhecimentos, valores e atitudes das crianças. Há igualmente obstáculos e
riscos mas que podem e devem ser contornados e minimizados com a colaboração de todos. Today we find ourselves involved in the frenzy of our everyday life. This brings a rhythm
of life characterized by restlessness, stress, anxiety… This way of living, in turn, often pushes our
health to the background.
Here we can see the true urgency of promoting health, seen as the people‟s
indispensability of thinking about themselves, to empower themselves and to make their own
decisions in order to reach a quality life.
To give the due importance to our health necessarily means also to pay attention to oral
health, since it represents a dimension of general health with a strong connection between them
(OMS, 2003). Oral health influences a person‟s general health affecting them physically,
psychologically and socially (Sheiham, 2005). Therefore, it is of great importance the
reinforcement of actions to promote health and prevention of oral diseases, as well as a greater
cooperation between health and education professionals (DGS, 2005:5).
Referring to preschool education, the present work aims to explor the benefits and/or risks
of the implemention of oral health during nursery school, with the following goals: to assess the
awareness, values and attitudes towards health and oral hygiene; to apply a pedagogic
intervention programme with sessions directed to oral hygiene; to evaluate the results of this
pedagogic action by means of a questionnaire used as assessment before and after the action.
The methodology used was investigation-action, since it proved to be the most adequate
for the study of the social situation in order to improve the quality of the resulting action (Elliot,
1991). Thus, two nursery schools were selected for the study, a questionnaire about health and
oral hygiene to be used indirectly with the children was prepared and validated, the preliminary
test was carried out, the intervention programme was implemented and, at last, the post-test was
carried out using the same tool. The sample included 42 children aged between 3 and 6 years old.
The data of the questionnaire were handled statistically and it was applied the T test for paired
samples to assess significant variations.
The results showed an evolution in the concepts and behaviour related to health and
hygiene, on materials that should be used in personal hygiene, in knowledge of the function and
the constitution of the mouth and teeth, in autonomy and way of brushing their teeth.
Approaching oral health in preschool education presents benefits, confirmed by the
evolution in children‟s knowledge, values and attitudes. There are also obstacles and risks that can
and should be handled and minimized with everybody‟s cooperation.