Author(s):
Braga, Carolina da Conceição Silva
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/14595
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Perturbações do espectro do autismo; Inclusão; Atitudes; Representações sociais; Pais; Professores; Educadores
Description
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) A presente investigação foi desenvolvida com vista a uma melhor compreensão
das atitudes e representações sociais de pais, professores e educadores de infância face à
inclusão das crianças e jovens com PEA. Considerou-se também importante verificar a
existência de conhecimentos por parte dos inquiridos acerca das PEA e constatar a sua
concordância ou discordância acerca da inclusão dessas crianças.
De natureza quantitativa, este estudo foi desenvolvido com sujeitos que integram
a comunidade educativa de uma escola pública do Porto e os dados recolhidos por meio
de um questionário construído especificamente para esse efeito.
A formação especializada, a experiência de trabalho com crianças e jovens com
PEA e a situação profissional são aspectos que parecem influenciar positivamente o
conhecimento das PEA.
No que diz respeito à concordância ou discordância dos inquiridos quanto à
inclusão dos alunos com PEA, grande parte concorda, sendo recorrente a referência da
necessidade de implicar um acompanhamento constante da educação especial.
Quanto às atitudes e representações sociais perante a inclusão de alunos com
PEA, os educadores de infância revelaram-se mais favoráveis e os pais menos
favoráveis. Os sujeitos que têm experiência de trabalho com alunos com PEA, os que
têm formação especializada e os professores contratados apoiam mais a inclusão.
Assim, este estudo vem corroborar a importância da experiência que advêm do
contacto junto de crianças e jovens com PEA para uma melhor compreensão dos
mesmos. Assim como a pertinência da formação especializada, que permite uma
actualização de conhecimentos e uma maior proximidade com as questões relacionadas
com as NEE, tendo também em conta que as licenciaturas e a actual formação contínua
de professores tendem, cada vez mais, a incluir disciplinas sobre esses assuntos. This research was designed with a view to a better understanding of attitudes and
social representations among parents, teachers and preschool teachers regarding the
inclusion of children and adolescents with ASD. It also seemed important to assess the
level of inquired awareness of ASD and to measure their agreement or disagreement
with the inclusion of such children.
This is a quantitative study carried out among members of the teaching
community in a state school in Porto and the information was collected by means of a
questionnaire designed specifically for that purpose.
With regard to awareness of ASD, work experience with ASD children and
adolescents, and professional situation are aspects which appear to influence positively
on awareness of ASD.
Regarding whether subjects agree or disagree with inclusion of ASD pupils,
great part agrees, being recurrent the reference that the process requires the presence at
all times of Special Needs staff.
On the matter of whether subjects agree or disagree with the inclusion of ASD
pupils, preschool teachers proved to be more in favour and parents less so. Those with
experience of working with ASD pupils, those with special training and temporary
teachers are more in favour of inclusion.
This study therefore emphasizes the importance of the experience acquired from
contact with ASD children and adolescents in gaining a better understanding of them, as
well as the relevance of special training which enables people to update their knowledge
and better famialiarize themselves with related matters such as SEN, now that degree
and teachers training courses tend more and more to include these topics.