Autor(es):
Gaspar, Daniela
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/14578
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Educação pré-escolar; Currículo; Avaliação; Portfolio; Pre-school education; Curriculum; Assessment
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) Ao longo das últimas décadas as ideias e as concepções em relação à educação préescolar
sofreram alterações significativas.
Com as alterações da sociedade, as mudanças/transformações sociais e a entrada da
mulher no mercado de trabalho fizeram com que a família começasse a sentir uma necessidade
permanente de instituições onde os seus filhos/crianças pudessem ficar em segurança e
recebessem os cuidados primordiais ao seu pleno desenvolvimento, ou seja, recebessem
cuidados de higiene e saúde, alimentação, educação e formação. Tornou-se, então, necessário e
urgente o recurso à educação pré-escolar, pois esta era a única que podia oferecer todos estes
cuidados às crianças de tenra idade.
Por estas razões a educação pré-escolar conquistou um lugar de destaque no meio
educativo o que fez com que fossem redigidos documentos oficiais, como a Lei-Quadro da
Educação Pré-Escolar, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar entre outros
que apoiavam os profissionais educativos e os ajudavam a planificar e a desenvolver a prática
pedagógica.
Porém, e apesar da existência desses documentos, conceitos como o de currículo,
avaliação e portfolio ainda hoje suscitam muitas dúvidas e certas divergências de opiniões entre
os educadores de infância.Finalmente, debruçar-nos-emos sobre o conceito de portfolio que é
um termo relativamente recente mas cada vez mais actual.
Assim, o objectivo deste trabalho será definir e explicitar de uma forma simples mas
clara o que é o currículo na educação pré-escolar e como é que este poderá influenciar o
educador e, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem.
Também será nossa intenção conceptualizar o conceito de avaliação na educação préescolar,
bem como, identificar as principais práticas avaliativas utilizadas pelos educadores de
infância para avaliarem as aprendizagens significativas adquiridas pelas crianças e o seu
desenvolvimento.
Para tal, recorremos a um estudo de tipo qualitativo, através da realização de
entrevistas semi-directivas a educadores de infância de quatro instituições diferentes: duas da
rede pública e duas da rede privada da educação pré-escolar.
Do estudo realizado, ressaltamos como principais conclusões que a avaliação
actualmente é uma prática diária na educação pré-escolar. Através dela, os educadores observam
a evolução das crianças e as suas necessidades. Também concluímos que os educadores
recorrem a diferentes instrumentos de avaliação. No que diz respeito ao portfolio, poderemos
dizer que, cada vez mais, os educadores recorrem a este instrumento de trabalho e de avaliação
na sua prática pedagógica. Porém, a grande maioria dos entrevistados evidencia muitas dúvidas
sobre a sua forma de elaboração/organização, bem como, quais os principais conteúdos que
deve conter neste nível de ensino. Isto demonstra-nos que seria importante e necessário existir
formação específica sobre este instrumento como meio de trabalhar e evidenciar as
aprendizagens das crianças. Through the last decades the ideas and conceptions related to pre-school education
changed deeply.
Due to the society changes, social changes/transformations and the entrance of women
in the work market, a permanent need of institutions where children could stay safety and
receive the primary cares to their development, like hygiene and health cares, food and
education has been started to feel by families. It became necessary and urgent the resort to preschool
education, since it was the only institution that could offer all of those cares to very
young children.
For those reasons, pre-school education conquered a spot line in the educational
environment, which leads to the production of official documents, like the Lei-Quadro da
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education Board-Law], the Orientações Curriculares para a
Educação Pré-Escolar [Pre-school Education Curricular Orientations] and others that support
educational professionals and help them to plan and develop the pedagogical practice.
In spite of the existence of these documents, concepts like curriculum, assessment and
portfolio still raises many doubts and divergent opinions between infant teachers.
Finally, we will focus on the concept of portfolio, that is a term relatively new, but
more and more current.
Therefore, the main goal of this paper will be to define and explain in a simple and
clear way what a pre-school curriculum is and how it can influence the teacher and,
consequently, the process of education-learning.
There will be also our intention to conceptualize the assessment concept in pre-school
education, as well as identify the main evaluative practices used by infant teachers to evaluate
the significant learning acquired by children and their development.
In order of that, we have developed a qualitative type study, through the realization of
semi-directed interviews to infant teachers of four different institutions: 2 from the public
network and 2 from the private network of pre-school education.
The main conclusions taken from the study is that, nowadays, evaluation is an
everyday practice in pre-school education. Through it, infant teachers monitor children
evolution and their needs. We also conclude that infant teachers use different evaluation tools.
About the portfolio, we can say that infant teachers use more and more this instrument of work
and evaluation in their pedagogical practice. However, the great majority of the interviewed
showed many doubts about their production/organization way, as well as what are the main
contents that this level of education should include. This shows us that it would be important
and necessary to have specific specialization about these instruments as a way of working and
show children learning.