Detalhes do Documento

Jogos on-line : estudo sobre QoE e QoS

Autor(es): Carvalho, João Pedro Brito Cício cv logo 1 ; Oliveira, João Ricardo Leite Mota cv logo 2 ; Carvalho, Paulo cv logo 3

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/14509

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Este artigo apresenta um estudo de serviços actuais e emergentes suportados na Internet em torno dos jogos on-line. São abordados os requisitos de desempenho que os jogos mais exigentes impõem às redes TCP/IP, a qualidade de serviço prestada pelos ISPs e também a qualidade experienciada pelos jogadores em Portugal. A realização deste estudo assenta no contacto directo com alguns dos principais produtores de jogos para obter informações quanto ao seu funcionamento, em entrevistas a jogadores para saber as suas opiniões sobre os serviços que utilizam, discutindo-se ainda possíveis soluções com profissionais que trabalham para fornecedores de serviços de Internet em Portugal. Neste contexto, apresentam-se os resultados da análise e do estudo efectuado, identificam-se e quantificam-se os principais parâmetros de QoS, e propõem-se possíveis soluções para melhorar tanto a qualidade de serviçoo como a qualidade de experiência deste tipo de aplicações.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia