Author(s):
Linhares, Cátia
; Pedrosa, Fábio
; Oliveira, Márcia
; Gonçalves, Nuno
; Pereira, Beatriz Oliveira
; Carvalho, Graça Simões de
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/14382
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Crianças; Atividade física; Centros escolares; Escolas de 1º Ciclo
Description
Projeto de investigação Atividade física (AF) regular, tal como, andar, dançar ou andar de bicicleta, trás muitos benefícios para a saúde. Pode, por exemplo, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, ajudar a controlar o peso e a promover o bem-estar psicológico. Para crianças e jovens, a AF inclui recreação, jogos, educação física, ou exercício planeado, no contexto familiar, escolar e atividades comunitárias (WHO, 2011). Atualmente constroem-se cada vez mais centros escolares ao invés de escolas primárias (1º ciclo), como forma de evitar as turmas reduzidas e reunir melhores condições para as crianças. Desta forma o presente estudo tem como principal objectivo perceber qual a influência da integração num Centro Escolar, em comparação com a Escola Primária, para a prática da AF diária da criança, identificando as diferenças e semelhanças. A amostra será composta por 50 alunos de um centro escolar e de 50 alunos de uma escola primária, dos 3º e 4º anos do distrito de Braga. O método utilizado para estudar esta problemática será um inquérito por questionário.