Author(s):
Ribeiro, Cláudia Maria Ferreira
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/13942
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Tese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Educação em Línguas Estrangeiras) O presente estudo inscreve-se na formação inicial de professores de línguas estrangeiras e envolveu um
programa de intervenção anual em contexto supervisivo, com um núcleo do estágio integrado da Licenciatura em
Ensino de Inglês e Alemão da Universidade do Minho (pré-Bolonha), constituído por três estagiários. Esse programa
desenvolveu-se no ensino de Alemão, tendo a supervisora da escola desempenhado o papel de investigadora.
Implicou a exploração da observação de aulas (com recurso à videogravação) na redefinição de papéis pedagógicos
em sala de aula, por referência a uma pedagogia para a autonomia e no quadro de uma orientação reflexiva da
formação de professores.
Os objectivos de investigação foram os seguintes: (1) Conhecer as concepções iniciais dos alunos
estagiários relativamente à pedagogia, à supervisão e à observação de aulas; (2) Compreender o papel da
observação de aulas na promoção da autonomia na aprendizagem da língua estrangeira, com enfoque na
(re)definição de papéis pedagógicos em sala de aula; (3) Compreender o papel da observação de aulas na promoção
de processos reflexivos: descrição, interpretação, problematização e reconstrução de teorias e práticas profissionais;
(4) Avaliar o impacto do programa de formação desenvolvido – potencialidades e limitações. Trata-se de um estudo
de caso interpretativo, com recurso a métodos qualitativos e quantitativos na análise da informação recolhida em
questionários, guiões de análise de aulas, gravação áudio de seminários de pós-observação, guiões de avaliação do
processo formativo e reflexões individuais. Foi efectuada uma análise do percurso formativo de cada um dos
estagiários, assim como uma síntese comparativa dos principais resultados.
As principais conclusões são as seguintes: (1) As concepções iniciais dos estagiários relativamente à
pedagogia, à supervisão e à observação de aulas eram muito semelhantes entre si e consonantes com o quadro
ético-conceptual do estudo; ao longo do programa, reforçaram algumas concepções e alteraram outras,
nomeadamente relativas à observação, ganhando auto-confiança através da reflexão sistemática sobre a prática num
ambiente de diálogo e colaboração que sempre valorizaram; (2) O estudo reforça o papel da observação de aulas na
análise e consciencialização dos papéis pedagógicos em sala de aula, potenciadas pelo recurso à videogravação;
embora o estudo não incida directamente nas práticas, é possível perceber que os estagiários se tornaram cada vez
mais capazes de questionar as suas escolhas pedagógicas em função do seu valor educativo para os alunos; (3)
Quanto ao papel da observação na promoção de processos reflexivos, a análise de registos escritos revelou uma
menor presença de movimentos de problematização e de reconstrução, em comparação com movimentos de
descrição e interpretação, sendo estes os mais frequentes; os primeiros são mais evidentes na reflexão oral, que não
foi sujeita a uma análise discursiva, servindo apenas propósitos ilustrativos; (4) Os estagiários reconhecem o impacto
positivo do programa de formação desenvolvido, nomeadamente na criação de um clima de diálogo e colaboração e
na melhoria de práticas, e recomendam a sua expansão futura.
Em suma, o estudo evidencia o papel estratégico da observação de aulas no contexto da supervisão clínica
e remete para a necessidade de lhe conferir um lugar de relevo na formação reflexiva de professores, através de
uma planificação cuidada do seu desenvolvimento e da regulação continuada do seu valor formativo. Apesar de se
tratar de um estudo de caso, crê-se que a transferência da estratégia formativa-investigativa para contextos similares
produziria resultados idênticos. Crê-se, ainda, que esta estratégia apresenta um potencial de aplicação
transdisciplinar, na medida em que incide em dimensões transversais da pedagogia escolar e da supervisão na
formação inicial de professores. The present study was developed in the context of pre-service foreign language teacher training (German)
and involved an annual programme in the supervision of three student teachers, within the pre-Bologna Teaching
Degree in English and German at the University of Minho. The programme was developed by the researcher as the
school supervisor. It involved the exploration of lesson observation (using videotaping) for the redefinition of
pedagogical roles, with reference to pedagogy for autonomy and reflective teacher education.
Research objectives were: (1) To identify student teachers‟ initial conceptions of pedagogy, supervision,
and observation; (2) To understand the role of lesson observation in the promotion of pedagogy for autonomy, with a
focus on pedagogical roles; (3) To understand the role of lesson observation in the promotion of reflective processes:
describing, interpreting, problematizing, and reconstructing; (4) To assess the impact of the programme – potential
value and shortcomings. It is an interpretative case study where qualitative and quantitative methods were used to
analyse information collected in questionnaires, reflective records of lesson analysis and programme evaluation, and
audiotaped records of post-observation seminars. An analysis of each student teacher‟s development path was
carried out, as well as a comparative synthesis of main results.
Major outcomes can summarised as follows: (1) The student teachers‟ initial conceptions of pedagogy,
supervsion and observation were quite similar among them, and quite in tune with the ethical-conceptual rationale of
the study; some of their conceptions were reinforced throughout the programme and others were changed,
especially regarding lesson observation, as student teachers gained self-confidance through systematic reflection on
practice in a climate of dialogue and collaboration that they all valued; (2) Lesson observation played a significant
role in raising awareness of pedagogical roles, particularly through the use of lesson videotapes; although the study
does not focus directly on pratices, it shows that student teachers developed their ability to question their choices in
terms of their educational value for their students; (3) As for the role of lesson observation in promoting reflective
processes, the analysis of written records shows that problematizing and reconstructive moves are not frequent as
compared to descriptive and interpretative moves, the latter being the most frequent; the first two kinds of processes
were more evident in oral reflection, which was not analysed and was only used for illustrative purposes; (4) The
student teachers acknowledge the positive impact of the programme, especially as regards the climate of dialogue
and colalboration and the improvement of practices, and they recommend it should be expanded in the future.
Overall, the study highlights the strategic role of lesson observation in clinical supervision and it points out
the need to enhance its role in reflective teacher education, through careful planning and regular monitoring of its
value. Even though this is a case study, the transference of the training-research strategy to similar contexts might
produce identical results. Furthermore, it has crossdisciplinary potential, because it focusses on general aspects of
pedagogy and supervision in pre-service teacher education.