Autor(es):
Miranda, Zita Neto de
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/13869
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Inclusão; Educação especial; Necessidades educativas especiais severas; Metodologia qualitativa; Professores; Inclusion; Special education; Severe special needs; Qualitative methodology; Teachers
Descrição
Dissertação mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) O presente trabalho tem como finalidade, conhecer, compreender e sistematizar
as perspectivas de professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, sobre a inclusão
de crianças com NEE severas nas classes regulares. Para o efeito, e seguindo a
metodologia qualitativa, os dados foram recolhidos através de entrevistas parcialmente
estruturadas, de resposta aberta, feitas a quatro professores de turma que tinham a
experiência de inclusão nas turmas regulares de alunos com NEE severas. Num
primeiro momento, as perspectivas obtidas são sintetizadas e apresentadas
factualmente, por participante, utilizando o mais possível a voz de cada um. Num
segundo momento, sob a forma de cruzamento das perspectivas individuais, traço as
diferenças e as similaridades entre os participantes e interpreto e discuto, à luz da
investigação e do debate internacional, as suas perspectivas enquanto grupo. Por fim,
o conhecimento obtido é sintetizado nas seguintes conclusões: a) Os professores da
classe regular concordam que os alunos com NEE severas estejam incluídos na
classe, mas não a tempo inteiro; b) Os professores consideram que, segundo a filosofia
da inclusão, “todas as crianças e jovens, mesmo com graves incapacidades, podem e
devem ser aceites pela escola regular e nela encontrar as respostas adequadas às
suas necessidades específicas” (Ainscow, 1997); c) Os professores de turma têm
dificuldade em comunicar com os alunos com NEE severas, e em flexibilizar o currículo
para estes alunos; d) A escola não disponibiliza aos professores de turma recursos
materiais e humanos para uma educação de qualidade na sala de aula dos alunos com
NEE severas; e) Os professores consideram que os alunos com NEE severas
beneficiam em termos sociais, mas não em termos académicos com a inclusão a
tempo inteiro; f) Os professores de turma sentem que não sabem operacionalizar a
filosofia da inclusão na sala de aula, não tem suficiente apoio da liderança ou de
profissionais especializados para o fazer. Este trabalho pretende ser um contributo para
clarificar e enriquecer o conhecimento sobre a inclusão dos alunos com NEE severas
nas classes regulares portuguesas. The aim of this study is to know, understand and systematize 1st, 2nd and 3rd
grade teachers’ perspectives regarding the inclusion of students with severe special
educational needs in regular classes. In order to do so, I have followed a qualitative
methodology, interviewed four teachers who have experienced the inclusion of students
with severe special educational needs in regular classes. Data collected was analyzed
using the technique of content analysis, and on a first moment, the teachers’
perspectives are synthesized and presented factually, by participant, using their own
words as much as possible. On a second moment, by crossing the data from their
individual perspectives, I trace the differences and the similarities between the teachers
as a group, interpret and discuss the data, according to the existing investigation and
the international debate. Finally the results are synthesized in the following main
conclusions: a) Teachers agree with their inclusion of students with severe special
educational needs in regular classes, but not with full time inclusion; b) Teachers
consider that, according to inclusion philosophy, “all children and young people, with
serious incapacities, can and must be accepted in regular school and there must be
found the appropriate answers to their specific needs” (Ainscow, 1997); c) Teachers
have difficulty in communicating with students with severe special educational needs
and in adjusting the curricula to theme; d) Teachers considered that school does not
provide the material and human resources for a quality education of students with
severe special educational needs in regular classes; e) Teachers consider that students
with severe special educational needs may benefit in social terms, but do not benefit in
academic terms from full time inclusion; f) Teachers feel that they do not know to how to
put in practice the inclusion philosophy in the classroom, claim that they do not have
sufficient support, neither from the leadership nor from specialized experts. This study is
a contribution to clarify and deepen the knowledge about the inclusion of severe special
needs children in regular classes in Portugal.