Autor(es):
Domingues, Luísa
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/13734
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Web 2.0; Professores; TIC; Educação; Teachers; ICT; Education
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) A segunda geração da World Wide Web transformou a Web num verdadeiro espaço para
a colaboração, meio de interacção, comunicação global e compartilhamento de informações,
construindo aquilo que designamos por inteligência colectiva, indo, por isso, de encontro à visão
original idealizada por Tim Berners-Lee. Conceito plural e polissémico, a Web 2.0 oferece ao
utilizador uma multiplicidade de aplicativos gratuitos e versáteis potenciadores do
desenvolvimento de múltiplas aprendizagens e de experiências colaborativas entre professores e
alunos, já que cada um pode publicar, compartilhar e editar as suas experiências e
conhecimentos.
Por outro lado, o desenvolvimento do Plano Tecnológico da Educação possibilitou o
reforço dos recursos tecnológicos existentes nas escolas portuguesas, bem como as condições
de acesso a Internet de alta velocidade a todos os estabelecimentos do 2º e 3º ciclos do ensino
básico e do ensino secundário.
Tendo como pano de fundo esta realidade, teve o presente estudo como principal
objectivo averiguar se os professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico das escolas do concelho
de Viana do Castelo, se aperceberam deste salto qualitativo que constitui a Web 2.0, se
conhecem e integram nas suas práticas lectivas as ferramentas da nova Web para além de
identificar eventuais constrangimentos à respectiva utilização.
Para efeito da realização do estudo empírico, que tomou o formato de um survey
descritivo e exploratório, foi concebido e validado um questionário que, após parecer favorável da
DGIDC, foi enviado a todos os professores em exercício no ano lectivo 2009-2010 das escolas do
2º e 3 ciclo do concelho de Viana do Castelo. Foram devolvidos um total de 405 questionários
devidamente preenchidos e válidos (taxa de retorno de aproximadamente 60%) que foram
analisados com base em técnicas de estatística descritiva e relacional. Os resultados comprovam
que a maioria dos professores não conhece a designação Web 2.0, nem algumas das suas
ferramentas, nomeadamente o Podomatic (para criação de podcasts), o Diigo, o Del.icio.us e o
Flickr, embora a esmagadora maioria acredite no seu potencial para a promoção das
aprendizagens dos alunos. Ao nível das ferramentas mais utilizadas os professores indicam o
Youtube, o Google Sites e a Moodle, embora a sua utilização se reporte essencialmente ao uso
pessoal, sendo pouco significativa a sua utilização em contexto de sala de aula.
Os motivos que estão na base destas lacunas de conhecimento, são a falta de formação
e de infra-estruturas nas salas de aula e escolas, nomeadamente poucos computadores e acesso
à Internet pouco eficiente ou nulo. The second generation of World Wide Web has transformed the Web into an effective
space of cooperation, means of interaction, global communication and sharing of information,
creating what is called a collective intelligence, as it was originally seen by Tim Berners-Lee.
A plural and polysyllabic concept, Web 2.0 offers the user a multiplicity of free and
versatile appliances enabling the development of multiple learning and cooperative experiences
between teachers and pupils, considering that each one can publish, share and edit their own
experiences and knowledge.
On the other hand, the development of the Technological Plan for Education made it
possible to reinforce the technological resources that existed in Portuguese schools, as well as
better the access to high velocity Internet in all basic (lower secondary) and secondary schools.
The main objective of this study was to investigate if the teachers of basic schools (lower
secondary) in the council of Viana do Castelo were aware of the improvement offered by Web
2.0, if they knew the new tools and if these were used in their practice in the classrooms. The
study also aimed at identifying possible constrains to the use of Web 2.0..
This empiric study used a descriptive and exploratory survey methodology A
questionnaire was conceived and validated which, after approval by DGIDC, was sent to all
teachers who were working at the basic schools (lower secondary) in the council of Viana do
Castelo in the school year 2009/2010. There was a return of 405 valid questionnaires
(approximately 60%) which were analysed using descriptive and relational techniques. Although a
significant number of teachers believe in the potential of Web 2.0 in order to promote students‟
learning, the results prove that most of the teachers are not acquainted with the designation
Web2.0, nor with some of its tools such as Podomatic (used to create podcasts), Diigo,
Del.icio.us and Flickr. The teachers indicate Youtube, Google and Moodle as being the most used
tools by them. However, these are mainly used for personal purposes, the use of them in
classroom practice is not very significant.
The reasons for this lack of knowledge are related to the absence of professional training
and infrastructures in the classrooms and at schools, such as the existence of a reduced number
of computers and inefficient or inexistent access to the Internet.