Author(s):
Pereira, Maria Helena Pires Gonçalves
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/13669
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Cursos de educação formação; Metodologia qualitativa; Perspectivas dos professores; Problemas de aprendizagem; Education and formation courses; Qualitative methodology; Teachers perspectives; Learning problems
Description
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Especificas) Este estudo teve como finalidade, conhecer, compreender e sistematizar as
perspectivas dos professores do 2º e 3º ciclo do ensino básico, acerca dos cursos de
educação formação (C.E.F) ministrados actualmente na escola. Utilizando uma
metodologia qualitativa entrevistei seis professores do 2º e 3º ciclo, que leccionam
cursos C.E.F.
As perspectivas recolhidas, numa primeira fase, foram analisadas através da
técnica de análise de conteúdo e apresentadas de forma individual, usando-se o mais
possível as palavras dos professores, como forma de melhor expor as suas
perspectivas. Numa segunda fase faço o cruzamento de dados com o objectivo de
analisar diferenças e similaridades entre os participantes e discutir resultados tendo por
base a literatura. Por fim, apresento o conhecimento adquirido com este estudo sob a
forma das seguintes conclusões: a) Os professores concordam com a existência dos
C.E.F. alegando ser a única alternativa, para alguns alunos, na conclusão do 3º Ciclo; b)
Todos estes cursos são cursos de sucesso pois a maioria dos alunos termina o curso no
tempo previsto; c) A aprendizagem pelos formandos é valorizada pela componente de
formação prática em detrimento das restantes componentes; d) Os professores
encontram-se globalmente insatisfeitos com os C.E.F manifestando reduzidas
expectativas quanto a estes cursos; e) Os C.E.F são muito atractivos para os alunos
enquanto que para alguns professores poderão ser um tormento; f) Há divergência de
perspectivas quanto à preparação destes cursos para a vida activa; g) Todos os
professores consideram necessárias alterações significativas a estes cursos em
diferentes vertentes.
Este estudo pretende ser um documento reflexivo para as escolas no sentido de
tornar os C.E.F ideais para alunos e professores elevando ao máximo possível o seu
potencial. The final purpose of this essay is to know, to understand and to systematise the
perspectives of the teachers on second and third levels of basic education about the
“CEF”(Education and Formation Courses),which are taught at school nowadays.
Following a qualitative methodology, I used semi-structured interview on a sample of six
teachers teaching on second and third grade levels, who were also teaching Education
and Formation Courses.
The perspectives taken, initially, were analyzed using the technique of content
analysis and presented as individuals, using the teachers words as much as possible as
a way to better present their perspectives. In a second phase data crossing was made
with the aim of examining differences and similarities between the participants and
analyze, with reference to the literature, studied their perspectives as a group. Finally, I
present the knowledge I have achieved from this study in the following conclusions: a)
Teachers agree with the existence of CEF, considering that it’s the only alternative, for
some students, to finish the third school level; b) All these courses are well suceeded
because most of the students finish them in the programmed time; c) The student’s
learning is valued by a pratical component, by the sacrifice of the other components; d)
Teachers find themselves globally insatisfied with these CEF, showing low expectations
towards them; e) CEF are very attractive for students, but they can be a nightmare for
some teachers; f) The perspectives are different in what concerns to the preparation of
these courses for life; g) All the teachers consider that significant changes are needed in
these courses, in different aspects.
This research intends to be a reflexive document for schools in order to turn CEF
courses ideal for the students and teachers, raising their potential to its maximum.