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Os Cursos de Educação Formação como resposta aos problemas de aprendizagem : pe...

Autor(es): Pereira, Maria Helena Pires Gonçalves cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/13669

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Cursos de educação formação; Metodologia qualitativa; Perspectivas dos professores; Problemas de aprendizagem; Education and formation courses; Qualitative methodology; Teachers perspectives; Learning problems


Descrição
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Especificas) Este estudo teve como finalidade, conhecer, compreender e sistematizar as perspectivas dos professores do 2º e 3º ciclo do ensino básico, acerca dos cursos de educação formação (C.E.F) ministrados actualmente na escola. Utilizando uma metodologia qualitativa entrevistei seis professores do 2º e 3º ciclo, que leccionam cursos C.E.F. As perspectivas recolhidas, numa primeira fase, foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo e apresentadas de forma individual, usando-se o mais possível as palavras dos professores, como forma de melhor expor as suas perspectivas. Numa segunda fase faço o cruzamento de dados com o objectivo de analisar diferenças e similaridades entre os participantes e discutir resultados tendo por base a literatura. Por fim, apresento o conhecimento adquirido com este estudo sob a forma das seguintes conclusões: a) Os professores concordam com a existência dos C.E.F. alegando ser a única alternativa, para alguns alunos, na conclusão do 3º Ciclo; b) Todos estes cursos são cursos de sucesso pois a maioria dos alunos termina o curso no tempo previsto; c) A aprendizagem pelos formandos é valorizada pela componente de formação prática em detrimento das restantes componentes; d) Os professores encontram-se globalmente insatisfeitos com os C.E.F manifestando reduzidas expectativas quanto a estes cursos; e) Os C.E.F são muito atractivos para os alunos enquanto que para alguns professores poderão ser um tormento; f) Há divergência de perspectivas quanto à preparação destes cursos para a vida activa; g) Todos os professores consideram necessárias alterações significativas a estes cursos em diferentes vertentes. Este estudo pretende ser um documento reflexivo para as escolas no sentido de tornar os C.E.F ideais para alunos e professores elevando ao máximo possível o seu potencial. The final purpose of this essay is to know, to understand and to systematise the perspectives of the teachers on second and third levels of basic education about the “CEF”(Education and Formation Courses),which are taught at school nowadays. Following a qualitative methodology, I used semi-structured interview on a sample of six teachers teaching on second and third grade levels, who were also teaching Education and Formation Courses. The perspectives taken, initially, were analyzed using the technique of content analysis and presented as individuals, using the teachers words as much as possible as a way to better present their perspectives. In a second phase data crossing was made with the aim of examining differences and similarities between the participants and analyze, with reference to the literature, studied their perspectives as a group. Finally, I present the knowledge I have achieved from this study in the following conclusions: a) Teachers agree with the existence of CEF, considering that it’s the only alternative, for some students, to finish the third school level; b) All these courses are well suceeded because most of the students finish them in the programmed time; c) The student’s learning is valued by a pratical component, by the sacrifice of the other components; d) Teachers find themselves globally insatisfied with these CEF, showing low expectations towards them; e) CEF are very attractive for students, but they can be a nightmare for some teachers; f) The perspectives are different in what concerns to the preparation of these courses for life; g) All the teachers consider that significant changes are needed in these courses, in different aspects. This research intends to be a reflexive document for schools in order to turn CEF courses ideal for the students and teachers, raising their potential to its maximum.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martins, Ana Paula Loução
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