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O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas : construção ...

Autor(es): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Oliveira, Ema P. cv logo 2 ; Silva, Manuela cv logo 3 ; Oliveira, Cristiano cv logo 4

Data: 2002

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/13243

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma escala de descrição de alunos assumidos pelos professores como sobredotados ou com mais altas capacidades. Reportando-nos aos quatro primeiros anos de escolaridade, observa-se uma frequência de rapazes e de alunos do quarto ano nessa sinalização. Por outro lado, eles são identificados essencialmente pelas suas capacidades e comportamentos nas subescalas (nos domínios) da cognição e da aprendizagem, havendo uma menor referência às suas habilidades no domínio das expressões. Como seria de esperar, também em função dos contextos e das actividades de contacto com os seus alunos e do conhecimento daí decorrente, os professores enfatizam as informações de índole mais académica.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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