Autor(es):
Cunha, Vitor M. C. F.
; Barros, Joaquim A. O.
; Sena-Cruz, José
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/13019
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Fibras de aço; Comportamento mecânico; Tracção uniaxial; Tracção em flexão
Descrição
O betão auto-compactável reforçado com fibras de aço, BACRFA, combina os benefícios da
tecnologia do betão auto-compactável com os inerentes à adição de fibras de aço a um material frágil
de matriz cimentícia. Devido às especificidades intrínsecas à tecnologia do betão auto-compactável, os
diversos mecanismos de reforço provenientes da mobilização das fibras diferem ligeiramente dos
observados num betão convencional reforçado com fibras de aço, BRFA, repercutindo-se desta forma,
em diferenças ao nível das propriedades mecânicas destes materiais compósitos. Actualmente, mesmo
os BRFA ainda são relativamente pouco utilizados em aplicações estruturais, isto se tivermos em
mente, que o aparecimento deste material compósito data do inicio dos anos 60. Um dos aspectos que
contribui para esta reduzida utilização é a elevada dispersão observada no comportamento mecânico
de BRFA, em parte devida a uma distribuição não uniforme das fibras na matriz. O BACRFA permite
quer uma distribuição das fibras mais uniforme, quer uma orientação mais efectiva segundo a direcção
do escoamento de betonagem, num provete ou elemento estrutural. Presentemente, é reconhecido que
o BACRFA exibe um melhor comportamento pós-fendilhado, com uma menor variabilidade,
comparativamente ao comportamento do BRFA. No presente artigo é apresentado o comportamento
mecânico quer em tracção uniaxial, quer em flexão de BACRFA. Com este intuito foi realizado um
programa experimental constituído por duas séries com diferentes percentagens volumétricas de fibras,
uma com 0,38% e outra com 0,57%. Os principais resultados obtidos nos ensaios de tracção uniaxial e
flexão são apresentados e discutidos.