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Os motores de busca e a inteligência colectiva: um estudo exploratório com alun...

Autor(es): Ferreira, José Carlos cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12466

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Inteligência Colectiva; Motores de Busca; Google; Ciberespaço; Técnicas de pesquisa online; Collective Intelligence; Search engines; Cyberspace; Online research techniques


Descrição
Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) A Inteligência Colectiva tem acompanhado o desenvolvimento cultural da humanidade desde as suas primeiras manifestações nas sociedades tribais, em contextos de coordenação colectiva em situações de caça, até às complexas sociedades contemporâneas, na criação de conhecimento, construção de grandes aeronaves e prolificação de redes de acesso a uma nova fronteira - o ciberespaço. Para aceder à imensa e versátil biblioteca armazenada na rede global de servidores, surgiram os motores de busca. A inteligência artificial destas ferramentas foi testada pelos cibernautas quanto à relevância e personalização das respostas obtidas. De longe o Google se destacou da concorrência. O seu segredo, apesar de escondido entre complexos algoritmos, é bem simples: a Inteligência Colectiva. Neste estudo exploratório pretendemos identificar os processos de colaboração empregados na resolução de problemas, usando como ferramenta de acesso à informação o motor de busca Google, assim como identificar padrões de utilização desta mesma ferramenta. Para isso envolvemos uma parcela de uma turma do oitavo ano de uma escola básica 2,3 do concelho da Maia. Criamos dois inquéritos por questionário que foram apresentados no início e no final da actividade, usamos um screencast para registo dos procedimentos em tempo real, feito em cada estação de trabalho e utilizámos o registo automático do Google Docs nas diferentes edições ao documento de registo da actividade de pesquisa. Os resultados obtidos no tratamento dos dados permitem-nos concluir que estes alunos pesquisam utilizando predominantemente duas ou três palavras organizadas em expressões ou frases completas. No ecrã do computador fazem uma leitura de dados localizados na zona superior seguida de uma rápida leitura vertical (leitura de padrão F). Demonstram facilidade no uso de ferramentas digitais de pesquisa e de trabalho colaborativo embora obtenham resultados pouco satisfatórios no uso das mesmas. Collective intelligence has been following the cultural development of humanity since its first demonstrations in tribal societies, in context of collective coordination in hunting situations, to the contemporary complex societies, in the creation of knowledge, in the construction of huge aircrafts and proliferation of access networks to a new frontier – the cyberspace. To access the vast and versatile library stored in the servers‟ global network, search engines have emerged. The artificial intelligence of these tools was tested according to the obtained answers by surfers on the relevance and personalization. By far, Google stands out among the competition. Its secret, in spite of being hidden between complex algorithms, is quite simple: collective intelligence. In this exploratory study we would like to identify the processes of collective cooperation that are used in problems resolution, with Google‟s search engine as the tool to access the information, and to identify utilization patterns on this tool. In order to do so, we have involved a part of an 8th grade class in Maia. We wave created two questionnaire inquiries that were presented to them in the beginning and in the ending of the activity, a screencast in video format to record the procedures in real time, made in each work station and we wave used the automatic record of Google Docs on the different editions in the activity record document. The obtained results on the data treatment, allowed us to conclude that the students search using mainly two or three words organized in expressions or in complete sentences, reading the results placed on the superior zone of the screen and then making a vertical and fast reading (reading pattern F). They show readiness on using digital search tools and cooperative work tools, though they obtain low results using these same tools.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Oliveira, Lia Raquel
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