Autor(es):
Ferreira, José Carlos
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12466
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Inteligência Colectiva; Motores de Busca; Google; Ciberespaço; Técnicas de pesquisa online; Collective Intelligence; Search engines; Cyberspace; Online research techniques
Descrição
Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) A Inteligência Colectiva tem acompanhado o desenvolvimento cultural da humanidade
desde as suas primeiras manifestações nas sociedades tribais, em contextos de
coordenação colectiva em situações de caça, até às complexas sociedades
contemporâneas, na criação de conhecimento, construção de grandes aeronaves e
prolificação de redes de acesso a uma nova fronteira - o ciberespaço.
Para aceder à imensa e versátil biblioteca armazenada na rede global de servidores,
surgiram os motores de busca. A inteligência artificial destas ferramentas foi testada
pelos cibernautas quanto à relevância e personalização das respostas obtidas. De longe
o Google se destacou da concorrência. O seu segredo, apesar de escondido entre
complexos algoritmos, é bem simples: a Inteligência Colectiva.
Neste estudo exploratório pretendemos identificar os processos de colaboração
empregados na resolução de problemas, usando como ferramenta de acesso à
informação o motor de busca Google, assim como identificar padrões de utilização desta
mesma ferramenta. Para isso envolvemos uma parcela de uma turma do oitavo ano de
uma escola básica 2,3 do concelho da Maia. Criamos dois inquéritos por questionário
que foram apresentados no início e no final da actividade, usamos um screencast para
registo dos procedimentos em tempo real, feito em cada estação de trabalho e
utilizámos o registo automático do Google Docs nas diferentes edições ao documento de
registo da actividade de pesquisa.
Os resultados obtidos no tratamento dos dados permitem-nos concluir que estes alunos
pesquisam utilizando predominantemente duas ou três palavras organizadas em
expressões ou frases completas. No ecrã do computador fazem uma leitura de dados
localizados na zona superior seguida de uma rápida leitura vertical (leitura de padrão F).
Demonstram facilidade no uso de ferramentas digitais de pesquisa e de trabalho
colaborativo embora obtenham resultados pouco satisfatórios no uso das mesmas. Collective intelligence has been following the cultural development of humanity since its
first demonstrations in tribal societies, in context of collective coordination in hunting
situations, to the contemporary complex societies, in the creation of knowledge, in the
construction of huge aircrafts and proliferation of access networks to a new frontier – the
cyberspace.
To access the vast and versatile library stored in the servers‟ global network, search
engines have emerged. The artificial intelligence of these tools was tested according to
the obtained answers by surfers on the relevance and personalization. By far, Google
stands out among the competition. Its secret, in spite of being hidden between complex
algorithms, is quite simple: collective intelligence.
In this exploratory study we would like to identify the processes of collective cooperation
that are used in problems resolution, with Google‟s search engine as the tool to access
the information, and to identify utilization patterns on this tool. In order to do so, we have
involved a part of an 8th grade class in Maia. We wave created two questionnaire inquiries
that were presented to them in the beginning and in the ending of the activity, a
screencast in video format to record the procedures in real time, made in each work
station and we wave used the automatic record of Google Docs on the different editions
in the activity record document.
The obtained results on the data treatment, allowed us to conclude that the students
search using mainly two or three words organized in expressions or in complete
sentences, reading the results placed on the superior zone of the screen and then
making a vertical and fast reading (reading pattern F). They show readiness on using
digital search tools and cooperative work tools, though they obtain low results using
these same tools.