Autor(es):
Silva, Pedro Correia Pereira da
; Almeida, Manuela Guedes de
; Bragança, L.
; Mesquita, Vasco
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12329
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Simulação de edifícios; Performance energética; Reabilitação
Descrição
O parque habitacional é um dos sectores de intervenção prioritária, tendo em conta que estes representam 40% do consumo de energia final na Europa. Com a entrada em vigor da Directiva Europeia da Performance Energética de Edifícios (EPBD), foi dado o primeiro passo neste sentido, introduzindo-se diversas medidas que limitam o consumo de energia primária nos edifícios.
Com a aplicação desta Directiva, a discrepância, em termos de performance, entre as habitações novas e as existentes, tem vindo a tornar-se cada vez maior, dado que a reabilitação tem muitas vezes vindo a ser apontada como demasiado dispendiosa ou ineficiente. Assim, o uso e a integração das mais recentes ferramentas de simulação com ferramentas “Web-Based” podem ser uma ajuda preciosa para a avaliação da eficácia das estratégias de reabilitação propostas aos edifícios existentes.
Este estudo apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de reabilitação integrada, desde a fase de projecto até à fase de execução da reabilitação, baseada na integração de diversas ferramentas, permitindo a avaliação do desempenho energético do edifício e a avaliação da viabilidade económica de cada intervenção proposta. Esta metodologia é composta por três passos:
1º - Modelo robusto do edifício — utilização do Google Earth® para obtenção da topografia e implementação desta no Google SketchUp®, podendo ser utilizadas fotografias do edifício para a criação do modelo; 2º - Performance Energética — utilização do “add-on” do EnergyPlus no Google SketchUp® ou exportação do modelo CAD e utilização de outra ferramenta de simulação dinâmica; 3º - Viabilidade Económica — aplicação da ferramenta “Retrofit Advisor” para verificação da viabilidade das possíveis opções de reabilitação.
A solução de reabilitação estudada e aqui apresentada — sistema tipo fachada ventilada - resultou num elevado aumento da eficiência energética da habitação em análise e, comparando as opções de reparar ou reconstruir, a opção reabilitar com o sistema apresentado mostrou-se a mais vantajosa.