Autor(es):
Costa, Jorge Manuel Figueiredo
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12257
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Internet; Motores de busca; Extensão da memória; Pesquisa de informação; Construção de conhecimento; Marshall McLuhan; Search engines; Extended memory; Information search,; Knowledge building,; Marshall McLuhan
Descrição
Dissertação mestradoCiências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) A evolução da tecnologia associada aos computadores e às telecomunicações, juntamente com
a invenção da World Wide Web na viragem dos anos noventa, permitiu o acesso à informação
como nunca tinha acontecido até então, com inevitáveis consequências na sociedade a todos os
níveis: novas formas de trabalho, de relacionamento, de pensamento e de acção vêm sendo
progressivamente, incorporadas pelas pessoas no seu dia-a-dia.
Em meados dos anos sessenta, Marshall McLuhan, referiu-se extensivamente à influência dos
meios de comunicação na alteração de formas de estar, de pensar e agir do ser humano. Com
base nestes pressupostos, decidimos investigar se os actuais alunos do ensino secundário, que
viveram esta evolução tecnológica ao longo do seu percurso escolar, incorporaram os hábitos e
destrezas que a tecnologia induz, em particular o conhecimento e compreensão do processo de
pesquisa e obtenção de informação através dos motores de busca e respectiva gestão.
Enquadrado num estudo de caso e tendo como amostra uma turma de alunos do 12º ano de
escolaridade, constatamos, através da aplicação de um questionário, que estes sujeitos
incorporam a tecnologia na sua vida escolar e social, enquadrando-se no perfil dos nativos
digitais definido por Marc Prensky. Seis destes sujeitos efectuaram uma pesquisa on-line,
orientada e registada em screencast, que nos permitiu concluir que o processo de pesquisa é
superficial e pouco cuidado, não sendo evidente qualquer padrão processual (à excepção da
preferência pela wikipédia). Contudo, a motivação/intencionalidade da pesquisa parece conduzir
a uma gestão mais eficiente da informação.
Este trabalho aponta para a necessidade de uma alfabetização informacional que permita a
estes jovens gerir a informação de que dispõem, de modo a transformá-la em conhecimento. The evolution of technology related to computers and telecommunications, associated with the
invention of the World Wide Web at the turning point of the nineties, has enabled the access to
information as it has never happened before, with the inevitable consequences on society at all
levels: new forms of work, relationship, thought and action are being progressively incorporated
by people in their daily lives.
In the mid-sixties, Marshall McLuhan referred extensively to the influence of the media in the
humans' changing ways of being, thinking and acting. Based on these assumptions, we decided
to investigate whether the current secondary school students, who have lived through this
technological changes throughout their school careers, have incorporated the habits and skills
that technology induces, in particular the knowledge and understanding of the research process
and obtaining information through search engines and their management.
Framed in a case study, having a group of 12th grade students as a sample for our study and
through the application of a questionnaire, we have found out that these students incorporate the
technology in their social and school life and they fit in the digital natives' profile set by Marc
Prensky. Six of these students carried out an online survey, supervised and reported in a
screencast which led us to conclude that the search process is superficial and casual, without
showing any procedure pattern (the preference for Wikipedia was an exception). Nevertheless,
the research motivation/intent seems to lead to a more efficient information management.
This study shows us the need for information literacy which will allow these young people to
manage the information at their disposal in such a way that it will be transformed into knowledge.