Detalhes do Documento

Envolvimento extracurricular e ajustamento académico : um estudo com estudantes...

Autor(es): Vasconcelos, Rosa cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2 ; Soares, Ana Paula cv logo 3

Data: 2002

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12112

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ajustamento académico; Envolvimento extra-curricular; Rendimento académico; Engenharia


Descrição
O ajustamento académico tem sido conceptualizado como um processo complexo e multidimensional que envolve múltiplos factores tanto de natureza intrapessoal como de natureza contextual. Entre estes, o envolvimento em actividades extracurriculares tem sido apontado como um importante factor na adaptação ou integração dos estudantes ao novo contexto universitário. O presente estudo pretende analisar em que medida o envolvimento dos estudantes em actividades extracurriculares é promotor da adaptação e rendimento académicos. Os 62 estudantes de Engenharia da Universidade do Minho, responderam no final do 2º semestre do ano lectivo 1999/2000 ao Questionário de Vivências Académicas e a um questionário de caracterização sócio-demográfica e de caracterização do tipo de envolvimento académico. Algumas diferenças foram observadas, tendo em conta o tipo de envolvimento extracurricular dos alunos, em aspectos relacionados com o rendimento e com algumas dimensões das suas vivências académicas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia