Detalhes do Documento

Classroom environment scale : novo estudo de validação com estudantes universit...

Autor(es): Soares, Ana Paula cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12091

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ambiente académico; Ajustamento à universidade


Descrição
O presente trabalho apresenta e discute os resultados de um novo estudo de validação da versão adaptada da Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1974, 1987) por Santos (1996) para a população de estudantes a frequentar instituições do Ensino Superior em Portugal. Com efeito, embora esta escala tenha sido alvo de vários estudos no contexto nacional (Santos, 1996; Paúl, 1994; Bastos, Paúl & Sousa, 1996; Soares & Almeida, 2001), as dificuldades encontradas em replicar a sua estrutura dimensional original, bem como de validade e fidelidade, estimularam a realização de um novo estudo de validação com a utilização de técnicas estatísticas mais adequadas à natureza da escala de resposta aos seus itens (dicotómica). O estudo foi conduzido junto de uma amostra de 590 estudantes que, no ano lectivo, 2000/01, ingressaram no 1º ano de 16 cursos de licenciatura da Universidade do Minho. Os resultados apontam uma estrutura dimensional de seis factores e 64 itens que, embora corrobore os resultados obtidos num estudo prévio (cf. Soares & Almeida, 2001), permite a manutenção de um maior número de itens que apresentam resultados de fidelidade mais satisfatórios.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia