Autor(es):
Soares, Ana Paula
; Almeida, Leandro S.
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12091
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Ambiente académico; Ajustamento à universidade
Descrição
O presente trabalho apresenta e discute os resultados de um novo estudo de validação da versão adaptada da Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1974, 1987) por Santos (1996) para a população de estudantes a frequentar instituições do Ensino Superior em Portugal. Com efeito, embora esta escala tenha sido alvo de vários estudos no contexto nacional (Santos, 1996; Paúl, 1994; Bastos, Paúl & Sousa, 1996; Soares & Almeida, 2001), as dificuldades encontradas em replicar a sua estrutura dimensional original, bem como de validade e fidelidade, estimularam a realização de um novo estudo de validação com a utilização de técnicas estatísticas mais adequadas à natureza da escala de resposta aos seus itens (dicotómica). O estudo foi conduzido junto de uma amostra de 590 estudantes que, no ano lectivo, 2000/01, ingressaram no 1º ano de 16 cursos de licenciatura da Universidade do Minho. Os resultados apontam uma estrutura dimensional de seis factores e 64 itens que, embora corrobore os resultados obtidos num estudo prévio (cf. Soares & Almeida, 2001), permite a manutenção de um maior número de itens que apresentam resultados de fidelidade mais satisfatórios.