Detalhes do Documento

Envolvimento extracurricular e ajustamento académico : um estudo sobre as vivên...

Autor(es): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Soares, Ana Paula cv logo 2 ; Vasconcelos, Rosa cv logo 3 ; Capela, José Viriato cv logo 4 ; Vasconcelos, João B. cv logo 5 ; Corais, Jorge Miguel cv logo 6 ; Fernandes, Álvaro cv logo 7

Data: 2000

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12088

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ajustamento à universidade; Envolvimento extra-curricular


Descrição
Estimulados pela reflexão no quadro do Grupo de Missão para a Qualidade do Ensino-Aprendizagem na Universidade do Minho, pretende-se analisar em que medida o envolvimento dos estudantes em actividades extracurriculares é inibidora/promotora da sua adaptação, rendimento e desenvolvimento em contexto universitário. Neste estudo, tomaram-se as respostas de 223 estudantes de 28 cursos da Universidade do Minho ao Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997) e a um questionário, elaborado para o efeito, de caracterização sócio-demográfica e do envolvimento académico dos alunos. Algumas diferenças nos resultados foram observadas, tendo em conta os três subgrupos de estudantes considerados (estudantes sem funções associativas; estudantes com desempenho de funções de natureza predominantemente académica; e estudantes com desempenho de funções de natureza predominantemente associativa), numa diversidade de aspectos relacionados com a satisfação face ao Curso/Universidade, bem como em relação a vários indicadores do sucesso académico.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia