Document details

Envolvimento extracurricular e ajustamento académico : um estudo sobre as vivên...

Author(s): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Soares, Ana Paula cv logo 2 ; Vasconcelos, Rosa cv logo 3 ; Capela, José Viriato cv logo 4 ; Vasconcelos, João B. cv logo 5 ; Corais, Jorge Miguel cv logo 6 ; Fernandes, Álvaro cv logo 7

Date: 2000

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/12088

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Ajustamento à universidade; Envolvimento extra-curricular


Description
Estimulados pela reflexão no quadro do Grupo de Missão para a Qualidade do Ensino-Aprendizagem na Universidade do Minho, pretende-se analisar em que medida o envolvimento dos estudantes em actividades extracurriculares é inibidora/promotora da sua adaptação, rendimento e desenvolvimento em contexto universitário. Neste estudo, tomaram-se as respostas de 223 estudantes de 28 cursos da Universidade do Minho ao Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997) e a um questionário, elaborado para o efeito, de caracterização sócio-demográfica e do envolvimento académico dos alunos. Algumas diferenças nos resultados foram observadas, tendo em conta os três subgrupos de estudantes considerados (estudantes sem funções associativas; estudantes com desempenho de funções de natureza predominantemente académica; e estudantes com desempenho de funções de natureza predominantemente associativa), numa diversidade de aspectos relacionados com a satisfação face ao Curso/Universidade, bem como em relação a vários indicadores do sucesso académico.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU