Autor(es):
Soares, Ana Paula
; Almeida, Leandro S.
Data: 2002
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12063
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Ambiente académico; Adaptação à universidade
Descrição
Nas últimas décadas, as questões da transição e da adaptação à Universidade têm produzido um corpo considerável de investigações. Contudo, a grande maioria desses estudos têm-se centrado em aspectos pessoais e intrapsicológicos do estudante na tentativa de compreender e explicar tais processos, negligenciando, assim, a poderosa influência que o contexto universitário pode ter, em si mesmo, na sua promoção/inibição. Neste sentido, e atendendo ao facto de, em Portugal, serem ainda escassas os instrumentos que procurem avaliar a qualidade do ambiente académico, o presente trabalho procura contribuir com novos dados para a validação do Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1974, 1987) adaptado por Santos (1996) à população de estudantes do Ensino Superior em Portugal, em face das dificuldades encontradas na dimensionalidade da escala em estudos prévios (Santos, 1996; Paúl, 1994; Bastos, Paúl & Sousa, 1996). Desta forma, o CES foi administrado no início do 2º semestre do ano lectivo 2000/01, a uma amostra de 910 estudantes do 1º ano de 16 cursos de licenciatura da Universidade do Minho. Os resultados apontam para uma estrutura dimensional bastante coerente com a estrutura de nove subescalas da versão original do instrumento, agrupadas nas três grandes dimensões do clima social teoricamente conceptualizadas para a avaliação de contextos educativos (relacionamento, desenvolvimento pessoal e manutenção/mudança do sistema).