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Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino ...

Autor(es): Gomes, António Rui cv logo 1 ; Montenegro, Nuno cv logo 2 ; Peixoto, Ana Maria Baptista da Costa cv logo 3 ; Peixoto, Ana Rita Baptista da Costa cv logo 4

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11845

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Stress; “Burnout”; Saúde; Satisfação; Professores


Descrição
Este trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, “burnout”, saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de “burnout” (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do “burnout” (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e “t-test” para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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