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Convergência da percepção de jovens grávidas e de professores com formação espe...

Autor(es): Oliveira, Tânia cv logo 1 ; Carvalho, Graça Simões de cv logo 2

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11841

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação sexual; Gravidez na adolescência


Descrição
A gravidez na adolescência é um problema que continua a inquietar pais, professores, técnicos de saúde e os próprios jovens, já que poderão conduzir a problemas de saúde, tanto para os jovens como para os filhos e criar desequilíbrios familiares, psicológicos, económicos e sociais. Neste estudo pretendemos conhecer as percepções de grávidas adolescentes e de professores com formação específica sobre educação sexual. Estudou-se uma população de 30 jovens grávidas e um grupo de 60 professores de uma escola do norte do país, pioneira num projecto de Educação Sexual (ES). Utilizou-se um questionário para as grávidas adolescentes e outro para os professores. Com base nos dados obtidos da Escala do Ambiente Familiar, as grávidas adolescentes de idade superior a 18 anos, comparativamente às mais jovens, revelam maior valor de coerência em todos os itens: coesão, expressividade, conflito, independência, organização e controlo familiar. Os resultados sobre os professores indicam que aquela escola está preparada para dar resposta a esta temática, havendo no entanto diferenças significativas (P<0,05) a nível do género, área de docência, nível de ensino e tempo de docência. Comparando os dados das jovens adolescentes com os dos professores verifica-se que não existem diferenças significativas (P>0.05) na visão de uns e de outros sobre a ES, nomeadamente, na adequação da ES na escola, de quem deve fazer ES e que tipo de aconselhamento se deve fazer a jovens no âmbito da ES. Estes dados sugerem que a formação destes professores os sensibilizou adequadamente para a problemática da gravidez na adolescência.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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