Detalhes do Documento

Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores : um ...

Autor(es): Monteiro, Sílvia cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2 ; Cruz, José Fernando A. cv logo 3 ; Vasconcelos, Rosa cv logo 4

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11539

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Excelência; Professores; Ensino Superior; Engenharia


Descrição
Tendo por base a literatura em torno dos processos de aprendizagem e a literatura em torno da excelência, o presente artigo pretende analisar a percepção de cinco alunos de excelência em cursos de engenharia sobre a influência dos professores no seu percurso de desenvolvimento e formação. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aos participantes neste estudo, sendo posteriormente efectuada a análise de conteúdo da informação obtida relativamente ao papel dos professores, da qual emergiram sete variáveis. Os aspectos mais referenciados pelos participantes dizem respeito à aprendizagem propriamente dita (instrução), ao ambiente de aprendizagem (motivação, incentivo/estímulo, e disciplina/exigência) e às características pessoais dos professores (componente afectivo-emocional e figura modelo do professor). Por último, são apresentadas algumas implicações práticas para o papel dos professores enquanto potenciais promotores do desenvolvimento destes alunos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia