Autor(es):
Rodrigues, Sílvia Manuela Leite
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11489
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Educação para a Saúde) Este estudo pretende dar a conhecer diversos aspectos da Educação para a Saúde, e em
particular, a percepção dos doentes e enfermeiros relativamente às práticas de Educação para a
Saúde. O trabalho é constituído por duas partes: o enquadramento teórico e o estudo empírico,
onde se incluem as conclusões. A pesquisa realizada está no âmbito da investigação qualitativa,
utilizando-se uma entrevista semi-estruturada como instrumento de colheita de dados, num total
de entrevistas realizadas a oito doentes e a dezassete enfermeiros. A análise de conteúdo foi a
técnica escolhida para o tratamento dos dados que emergiram das entrevistas.
Tratamos da exploração do significado das percepções das práticas de Educação para a
Saúde para os enfermeiros e doentes em fase de reabilitação no seio da Rede Nacional de
Cuidados Continuados Integrados, com a finalidade de, aproveitando os dados proporcionados,
conhecer as percepções sobre as práticas e definir orientações para a conduta dos enfermeiros
perante tais situações.
Na realidade, o acidente vascular cerebral acarreta múltiplas alterações no quotidiano do
doente e dos seus familiares, nomeadamente, nas actividades de vida diárias. A reabilitação é
considerada como uma oportunidade para que tudo volte a ser como era. Os enfermeiros,
perante esta conjuntura, são chamados a assistirem o doente ao longo do processo e a
configurarem-se como catalisadores da motivação. No entanto, é função dos enfermeiros
incrementarem práticas de Educação para a Saúde com o doente, para a flexibilização do
padrão auto-organizativo perante a perturbação e continuar a viver.
Evidenciou-se o predomínio do paradigma patogénico no seio dos doentes;
consideramos que esta postura passiva e submissa da maioria dos doentes seja efeito do
Modelo Biomédico aliado à pedagogia bancária impregnados em algumas instituições,
profissionais, cidadãos e comunidade em geral. Por outro lado, verificamos que os enfermeiros
realçam o modelo biopsicossocial como orientador das suas práticas, atribuindo aos aspectos
psicológicos e sociais as causas e a evolução de doenças, relacionando os aspectos psicológicos
com a adesão ao regime terapêutico. This study claims to ackowledge the diverse aspects of health education, in particularly,
the perception of pacient and nurses to the pratice health education. This work is constituted by
two parts: a theoretical framing and a empirical study. The research was made in the ambit of
the qualitative investigation, using a semi structured interview as the data gathering instrument,
in a total of eight interviews made with patient and seventeen to nurses. The analisys of contents
was the technique used for the treatment of the data that emerged from the interviews.
In this sense, we are dealing with the exploration of the significance that the experience
of health education for the patient and nurses in reahbilitation stage in Nacional Net Integrated
Countinued Carees. With the purpose of, taking advantage of the afforded data, defining
behaviour orientations for the health professionals facing those situations.
In reality, the stroke brings multiples changes on daily routine themseves and the family,
in special in selfcare activities. The reahbilitation is considered an oportunity to return to what it
used to be. In the sight of the conjuncture, the nurses are called to assist the patient on long
process and to act as catalysers in the search for motivation. Although, is nurses function to
implement pratice health education with the patient, trough the flexibilization of the self
organization pattern and continued to live.
Demonstrated the predominance of the paradigm within pathogen of patients, we believe
that this passive and submissive attitude of most patients to take effect from the biomedical
model combined with pedagogy bank impregnated in some institutions, professionals, citizens
and community. Furthermore, we found that nurses emphasize the biopsychosocial model as a
guiding their practices, giving the psychological and social causes and evolution of disease, the
psychological aspects relating to adherence to therapy.