Document details

Adaptação e validação do questionário de motivação para a prática deliberada em...

Author(s): Monteiro, Sílvia cv logo 1 ; Cruz, José Fernando A. cv logo 2 ; Almeida, Leandro S. cv logo 3 ; Vasconcelos, Rosa cv logo 4

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11459

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
A diferenciação individual dos alunos tem sido cada vez mais importante e valorizada, tornando-se paralelamente importante a identificação e compreensão dos aspectos que distinguem os melhores alunos nos seus métodos de trabalho e nas suas características psicológicas. Um dos aspectos que tem merecido particular atenção na psicologia da educação diz respeito à motivação dos alunos face às suas tarefas, representando este um factor importante na compreensão do rendimento académico dos alunos. Nesta comunicação iremos apresentar os resultados preliminares da adaptação e validação do Questionário de Motivação para a Prática Deliberada em contexto académico, partindo da versão original desenvolvida por De Bruin, Rikers & Schmidt (2007). A análise factorial da escala adaptada para o contexto académico sugere a composição em dois factores: Mestria/ Aperfeiçoamento e Realização Pessoal. Foram igualmente obtidos níveis bastante aceitáveis de consistência interna nas duas subescalas e na escala total (.72, .70 e .76, respectivamente). Verificam-se, ainda, diferenças estatisticamente significativas a favor do grupo de alunos excelentes na subescala da Realização Pessoal, com o grupo de alunos excelentes a obter níveis mais elevados nesta dimensão motivacional.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU