Author(s):
Monteiro, Sílvia
; Almeida, Leandro S.
; Vasconcelos, Rosa
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11405
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Diversas características pessoais têm sido relacionadas com um desempenho excelente no rendimento dos alunos do ensino superior, nomeadamente no que diz respeito à forma como os alunos se envolvem e procedem nas suas tarefas de estudo. Nesta comunicação, iremos apresentar uma análise das propriedades métricas da Escala de Competências de Estudo (ECE-Sup), aplicada em alunos de engenharia da Universidade do
Minho. Nesta versão da escala, a análise factorial sugere a presença de quatro factores, mais concretamente: Motivação para a aprendizagem/Abordagem profunda, Comportamentos de estudo, Planeamento e gestão do tempo e Avaliação. As sub-escalas referentes a estes quatro factores apresentam índices de consistência interna entre .82 e .56, sendo mais elevados os índices de alpha nas subescalas com maior número de itens. Complementarmente, procedeu-se a uma análise de eventuais diferenças nas quatro dimensões tomando um grupo de alunos excelentes e um grupo de alunos não excelentes. Os resultados apontam para uma diferença estatisticamente significativa a favor dos alunos excelentes na sub-escala da Motivação para a aprendizagem (F(1,223)= 11.149; p < 0.005) e a favor dos alunos não excelentes na sub-escala Planeamento e gestão do tempo (F(1,223)= 9.333; p < 0.005).