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Influência da escola na homogeneização de padrões e comportamentos de saúde nas...

Autor(es): Gonçalves, Artur cv logo 1 ; Carvalho, Graça Simões de cv logo 2

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11344

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Jovens; Meio rural; Meio urbano; Homogeneização


Descrição
A partir de 1948, com a criação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Homem passa a ser considerado na sua dimensão bio-psico-social, ou seja, numa nova concepção holística da saúde. A concretização do direito fundamental à saúde implica o assumir de responsabilidades a nível societal, governamental e individual, para que todos os cidadãos tenham acesso à escola e assim possam desenvolver capacitação e literacia em saúde. Procurando verificar em que medida a escola influencia a homogeneização dos padrões e dos comportamentos em saúde nas populações infanto-juvenis de meio rural (Boticas) e meio urbano (Braga), foi constituída uma amostra de 800 alunos, sendo 400 de meio rural e outros 400 de meio urbano. Na recolha de dados utilizou-se um questionário composto por 10 eixos de investigação onde se abordam várias dimensões relacionadas com a construção da saúde. Os dados obtidos mostram claramente que a acção educativa constitui um poderoso meio de homogeneização dos padrões de comportamentos de saúde em jovens de meio rural e de meio urbano, já que no início da escolaridade (1º ano) apresentavam concepções substancialmente diferentes, as quais se foram esbatendo progressivamente ao longo da escolaridade, para, no final do ensino básico (9º ano), tenderem a convergir para valores aproximados em todas as dimensões analisadas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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