Detalhes do Documento

Propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento de avaliação do ...

Autor(es): Monteiro, Ivandro Soares cv logo 1 ; Maia, Ângela cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11186

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Sentimento de pertença; Psicometria


Descrição
Objectivo O sentimento de pertença é definido como a experiência de envolvimento pessoal num sistema ou ambiente, correspondendo à forma como as pessoas se sentem parte integrante desse mesmo sistema ou ambiente. Hagerty e Patusky (1995) desenvolveram um instrumento para avaliar de forma mais objectiva este conceito, nomeadamente o Sense of Belonging Instrument. No presente trabalho são relatados os procedimentos de tradução e adaptação de uma medida que avalia o sentimento de pertença. Métodos O estudo foi feito com 218 etudantes, onde, após a tradução dos itens, a análise factorial reduziu o instrumento a 20 itens e a variância explicada foi muito aceitável, com o valor de 0.92. A validade-critério, em comparação com o Brief Symptom Checklist, foi assegurada. Resultados O estudo das qualidades psicométricas da versão Portuguesa do Inventário de Avaliação do Sentimento de Pertença evidenciou valores de alfa elevados, o que mostra uma forte consistência interna. A sua relação com os índices de psicopatologia vem confirmar a validade-critério, onde se evidencia que quanto maior o nível de sintomatologia clínica, menor o grau de sentimento de pertença avaliado neste Instrumento. Conclusão Este estudo acerca das características psicométricas do IASP permite verificar que o instrumento pode ser utilizado em Portugal. O sentimento de pertença, considerando os nossos resultados, é um factor potencialmente útil para explorar o funcionamento psicológico e social de um indivíduo.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia