Document details

Adopção do conceito e da prática de SRM (Student Relationship Management) nas i...

Author(s): Piedade, Maria Beatriz cv logo 1 ; Santos, Maribel Yasmina cv logo 2

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11163

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Business intelligence e sistemas de suporte à decisão; Customer Relationship Management; Student Relationship Management; Data warehouse e data mining; Grounded Theory


Description
Um dos factores frequentemente apontados para a promoção do sucesso escolar nas instituições de ensino superior consiste no acompanhamento adequado e personalizado do aluno ao longo do seu percurso académico. No entanto, na grande maioria das instituições, não tem sido possível assegurar de forma eficaz a implementação de processos de acompanhamento dos alunos. Tal só será possível a partir da criação de práticas que o permitam fortemente apoiadas pelas tecnologias da informação e da comunicação. Neste sentido é apresentado neste artigo o desenvolvimento de um sistema de SRM - Student Relationship Management. O sistema, em fase de desenvolvimento do protótipo, suportará o conceito e a prática de SRM, igualmente propostos neste artigo e será implementado recorrendo a conceitos e tecnologias que tradicionalmente suportam os sistemas de Business Intelligence. Tal permitirá à instituição a construção de conhecimento sobre os alunos, conhecimento esse que é fundamental no suporte à tomada de decisões/realização de acções no âmbito dos processos de acompanhamento dos alunos. Para validar os conceitos propostos adoptou-se uma metodologia que tem por base princípios da “Grounded Theory”, e que é apresentada genericamente neste artigo.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU