Autor(es):
Sousa, Mafalda Sofia Gomes Ferreira de
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11148
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências) O manual escolar constitui um recurso fundamental para os professores, influenciando de modo
decisivo as suas práticas. As actividades laboratoriais constituem um recurso fundamental na
Educação em Ciências verificando-se que os manuais escolares propõem um número variável de
propostas de actividades. Alguns estudos já desenvolvidos demonstraram que as actividades
laboratoriais sugeridas nos manuais escolares de Ciências não vão ao encontro das actuais tendências
da Educação em Ciências, nem estão em consonância com os princípios preconizados pelas
Orientações Curriculares para o Ensino Básico. Em Portugal os manuais para cada disciplina são
adoptados por um período de quatro anos. Em 2008 os professores de Ciências Físico-Químicas
escolheram os manuais relativos ao tema Viver Melhor na Terra a ser utilizados nas escolas entre
2008/2009 e 2011/2012. O objectivo desta investigação consistiu em analisar até que ponto as
características das actividades laboratoriais propostas pelos manuais escolares são um factor
importante, para os professores, no momento da adopção do manual escolar.
Assim, num primeiro estudo analisamos e classificamos, quanto ao tipo e grau de abertura,
todas as actividades laboratoriais sugeridas em todos (oito) os manuais escolares de Ciências Físico-
Químicas adoptados. Num segundo estudo, realizamos entrevistas a nove professores de Física e
Química, de modo a analisar quais os principais critérios que foram seguidos, nomeadamente a
influência exercida pelas propostas de actividades laboratoriais. Os professores escolhidos utilizavam
um dos três manuais mais escolhidos, a nível nacional.
Os resultados da análise aos manuais escolares permitiram concluir que continuam a privilegiar
actividades laboratoriais que possuem como objectivo primordial a construção ou o reforço do
conhecimento conceptual, com um baixo grau de abertura, em detrimento de actividades que
envolvem a resolução de problemas que exigem grande envolvimento do aluno. As entrevistas aos
professores permitiram inferir que as características das actividades laboratoriais propostas pelos
manuais escolares são um factor importante, para alguns professores, no momento da selecção do
manual escolar a adoptar, embora não constituam o critério principal utilizado para a sua escolha.
Consideramos assim que, as propostas da actividades laboratoriais sugeridas pelos manuais escolares
devem ser mais coerentes com as perspectivas actuais da Educação em Ciências e que aos
professores seja facultada formação que lhes permita obter um maior conhecimento acerca dessas
perspectivas, que conduza a uma escolha mais informada dos manuais, nomeadamente no que diz
respeito às actividades laboratoriais por eles propostas. The school textbook is a key resource for teachers, as teachers’ teaching practices seem to be
heavily dependent on textbooks approaches to deal with curriculum themes. This also applies to
science teachers that seem to draw on the textbooks to select most of the lab activities they use in their
classes. Despite the fact that all the science textbooks usually include lab activities, the number of
activities per textbook varies a lot. Besides, research has shown that the characteristics of textbook lab
activities are hardly in agreement with the results from science education research as well as with the
school curriculum guidelines. According to the Portuguese law, teachers have to choose a textbook to
be prescribed in their own schools for a four years period of time. This also applies to physical sciences
teachers who were asked to select textbooks dealing with the curriculum theme ‘Leaving better on
earth’ in the academic year 2008/09. Thus, this piece of research aims at investigating whether or not
the characteristics of these textbooks lab activities were an important element that teachers took into
account when they chose a textbook to be prescribed in their schools from 2008/2009 to 2011/12. To
attain this goal, two research studies were carried out. One of them focused on the analysis of the lab
activities included in all (eight) the textbooks dealing with the theme Leaving Better on Earth that were
available in the market for the 2008/09 academic year. The other study focused on teachers that had
participated in the 2008/09 textbook selection process. Nine physical sciences teachers that were
using the three textbooks prescribed in larger numbers of schools were interviewed in order to find out
the role that the characteristics of textbook lab activities have played in the textbook selection process.
The results indicate that textbooks tend to include lab activities aiming at constructing or
confirming conceptual knowledge, having low degrees of openness, instead of using problem solving lab
activities, which would require a higher level of cognitive involvement from students. In addition, results
indicate that the characteristics of lab activities are an important element for some teachers with regard
to textbook selection, but they are not the key factor for them to decide on the textbook to be
prescribed. As textbook lab activities are not consistent enough with the modern perspectives on using
the laboratory for teaching science, and science teachers use textbook lab activities but are not
concerned about their characteristics when selecting the textbooks for their schools, it seems necessary
to improve science teacher education on using the laboratory for teaching in order to help them to
become aware of the key issues that should be taken into account when dealing with lab activities, in
general, and textbook lab activities in particular.