Autor(es):
Menezes, Carla Maria Xavier D'Almada
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11136
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) O presente estudo, desenvolvido pela investigadora em 2008/2009 com uma das
suas turmas de Inglês, de 1º ano, de um Curso Profissional numa escola secundária, visou
explorar um sistema de aprendizagem autodirigida que propiciasse a transformação de
práticas de ensino e de aprendizagem. Os seus objectivos eram: 1. construir estratégias de
aprendizagem autodirigida, por referência a pressupostos e princípios de uma pedagogia
para a autonomia; 2. compreender o papel do aluno na construção de uma aprendizagem
autodirigida, com enfoque na negociação pedagógica e na regulação das práticas de
aprendizagem; 3. compreender o papel do professor como facilitador de aprendizagem
autodirigida, com enfoque na negociação pedagógica e na regulação das práticas de ensino;
4. compreender o papel das variáveis contextuais na promoção da aprendizagem
autodirigida (factores de facilitação e constrangimento).
Trata-se de um estudo de caso de natureza interpretativa, de investigação
participante, envolvendo o desenho e avaliação de uma experiência em contexto pedagógico
que alia propósitos educativos e investigativos. Os alunos trabalharam de forma pró-activa e
personalizada, desenvolvendo competências de autodirecção. Para tal utilizaram Planos
Individuais de Trabalho a médio e curto prazo (onde estabeleceram metas, escolheram
materiais, seleccionaram e adoptaram estratégias individuais de aprendizagem e formatos
de avaliação e auto-avaliação do progresso), tendo também preenchido questionários e
produzido reflexões que permitiram traçar o seu perfil e analisar o desenvolvimento da sua c
autonomia. Na avaliação da experiência foi cruzada a informação obtida nestas fontes e
ainda num diário de investigação da professora-investigadora, onde foram sendo registados
episódios significativos da experiência.
Os resultados obtidos permitem concluir que a abordagem requer e favorece a
negociação pedagógica, a diferenciação de metas e processos, a capacidade de planear e
avaliar percursos de aprendizagem, a aquisição de competências transversais e uma maior
articulação entre o saber escolar e os interesses e necessidades dos alunos. Por outro lado,
implica a redefinição do papel do professor como auto-supervisor reflexivo, num processo
continuado e exigente de regulação de práticas em que os alunos se tornam parceiros da
reconstrução da pedagogia. The present study, conducted by the author as a teacher-researcher in 2008/2009
in one of her English classes of a secondary school Professional Course, aimed at exploring a
self-directed learning methodology that would enhance the transformation of teaching and
learning practices. Its objectives were: 1. to develop self-directed learning strategies, based
on the assumptions and principles of a pedagogy for autonomy; 2. to understand the
student’s role in self-directed learning, focusing on pedagogical negotiation and the
regulation of learning; 3. to understand the teacher’s role as a facilitator of self-directed
learning, focusing on pedagogical negotiation and the regulation of teaching, and 4. to
understand the role of contextual variables in the promotion of self-directed learning
(facilitating and constraining factors).
An interpretative case study was conducted, involving the design, implementation and
evaluation of a pedagogical experiment with both pedagogical and research purposes. The
students worked in individual and collaborative pro-active ways, developing self-direction
competences. For that purpose, short and long term Individual Working Plans were used, in
which they established objectives, chose materials, selected and adopted individual learning
strategies and (self-) evaluation formats. They also filled in questionnaires and produced
reflective records that allowed the teacher-researcher to trace their leaning profile and
analyse the development of self-direction competences. For the evaluation of the experiment,
data obtained from these sources as well as from the researcher’s journal, where significant
episodes were registered, were analysed and triangulated.
The results show that this approach requires and favours pedagogical negotiation and
differentiation, allowing students to follow self-determined paths, enhancing the acquisition
of cross-disciplinary competences, and facilitating the articulation between language
education curricula and the students’ personal interests and needs. On the other hand, it
implies a redefinition of the teacher’s role as a reflective self-supervisor, in a continuous,
demanding process of pedagogical regulation, through which the students become full
partners in the reconstruction of pedagogy.