Autor(es):
Mesquita, Sandra Maria Pinheiro
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11087
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Manuais escolares; Renovação; Textbooks; Renovation
Descrição
Tese mestrado em Educação (área de supervisão pedagógica em Ensino de Português) Os manuais escolares são livros produzidos deliberadamente para servir de suporte ao
processo de ensino-aprendizagem e, por isso mesmo, são objectos estruturantes da prática
pedagógica, dos seus conteúdos e mesmo das suas formas de transmissão. São um
instrumento extremamente complexo, com um estatuto muito próprio, uma multiplicidade de
funções, o que tem impulsionado e expandido o campo e as problemáticas de investigação.
Com este estudo pretendemos identificar os processos de renovação - lugares de
manutenção ou mudança - de dois grupos de manuais, correspondentes a momentos temporais
e curriculares diferentes. O primeiro grupo, editado em 1991/1992, teve por base o Decreto-Lei
n.º 286/89 e o segundo, publicado em 2002/2003, fê-lo em resposta à Circular n.º 2/2003.
Este estudo comparativo centrou-se na análise de aspectos como a organização, as
componentes essenciais dos manuais e os aspectos gráficos. Depois de analisados estes
projectos, concluímos que continua a ser o texto narrativo que predomina no manual, mas que
há uma maior abertura da aula de Português ao género juvenil contemporâneo. Se nos manuais
de 1991/1992 os autores deste género literário eram esporadicamente citados, nos de
2002/2003, estes acabam por cimentar o seu lugar. Por outro lado, é visível uma
reconceptualização das actividades, já que há uma diminuição das actividades de leitura e um
aumento das de escrita e oralidade. No entanto, será precipitado falar numa redefinição radical
ao nível dos textos, das actividades e dos autores lidos, porque são mais visíveis lugares de
continuidade do que de mudança.
No entanto é-nos possível afirmar que é sobretudo na forma – e não no conteúdo - que
os manuais mais têm mudado. Passados dez anos, os livros de Português apresentam imagens
mais sofisticadas e actuais, principalmente porque há uma aposta, por parte das editoras, em
cores e ilustrações mais coloridas e apelativas. Textbooks are books that are intentionally made to support the teaching and learning
process and therefore, they are important objects in the structure of the pedagogic language, in
the contents of the texts and even in the way it is transmitted. The textbook is an extremely
complex instrument with its own status, with multiple functions, which has caused expansion not
only in this field but also in the problematic investigations.
With this research we intend to identify the processes of renovation – change or
maintenance places- of two groups of textbooks, corresponding not only to a different moment in
time but also to a different curriculum. The first one, edited in 1991/1992, was created having
its basis the law by decree no. 286/89 and the second one edited in 2002/2003, appeared due
to the circular letter no. 2/2003.
This comparative study focused in the analysis of aspects such as organization, the
essential components and the graphic aspects of the textbooks. After analyzing these textbooks,
we concluded that the narrative text is the one that prevails in the textbook. Due to this it has
been given more receptivity to the juvenile contemporaneous gender in the Portuguese lesson. If
the authors of this literary gender were rarely cited in the textbooks of 1991/1992, in the ones of
2002/2003 they are frequently cited. On the other hand, it’s visible that some activities have
changed, giving more emphasis to written and spoken activities than to reading activities.
Nevertheless, it is too earlier to talk about a radical redefinition of texts, of activities and of the
authors read because we can see that a few changes have taken place in the textbooks.
However, it is possible to affirm that it is mainly in the form – and not in the contentsthat
the textbooks have been changing. In ten years, the Portuguese textbooks show more
sophisticated and actual images because publishing houses are giving more importance to
appelative colours and illustrations in the textbooks.