Author(s):
Ferreira, Judite Marília Fernandes
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10991
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Dificuldades de Aprendizagem Específicas; Advocacia; Metodologia qualitativa; Specific Learning Disabilities; Advocacy; Qualitative Methodology
Description
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) Este trabalho tem por finalidade contribuir para a sistematização e o
aprofundamento do conhecimento das perspectivas dos pais sobre o tema da advocacia
parental pelos direitos dos alunos com DAE. Neste sentido estudei, por um lado, as
características das famílias de crianças com DAE, nomeadamente o relacionamento
entre os vários membros, as expectativas dos pais e familiares quanto ao desempenho
das crianças com DAE, e as principais atitudes adoptadas pelos pais. Por outro lado,
estudei o tema da advocacia, nomeadamente as características inerentes aos pais
enquanto advogados e os passos a seguir para realizar advocacia. Seguindo a
metodologia qualitativa, entrevistei cinco mães de alunos com DAE, que frequentavam
o primeiro ciclo do ensino básico, de forma a analisar e estudar as suas perspectivas,
vistas como as suas atitudes, os seus comportamentos, as suas expectativas. Os dados
foram recolhidos através de entrevista semi-estruturada, tendo sido levadas em
consideração atitudes e comportamentos dos pais durante o decorrer da entrevista.
Inicialmente os dados recolhidos foram analisadas através da técnica de análise de
conteúdo e são apresentados sob a forma de estudos de caso, usando-se o mais possível
as palavras dos pais, como forma de melhor expor as suas perspectivas. Posteriormente,
os dados são cruzados, com o objectivo de analisar diferenças e similaridades entre os
participantes e analiso, tendo como referência a literatura estudada e as suas
perspectivas enquanto grupo. Por fim, apresento o conhecimento adquirido com este
estudo sob a forma de conclusões e recomendações.
As perspectivas dos participantes neste estudo permitem-me concluir que as
mães mostraram não utilizar o termo DAE quando se referem aos filhos/filhas; não ter
muitos conhecimentos sobre as DAE; querer advogar pelos direitos dos filhos/filhas,
embora desconheçam como fazê-lo; não conhecer associação de pais e/ou de
profissionais. The aim of this study is to initiate a subject who still’s little or nothing explored
in Portugal: the perception that the parents of children with Specific Learning
Disabilities (SLD) have about the impact of their attitudes in the process of advocacy
for the rights of their children. In this direction I studied, on one hand, the
characteristics of families of children with SLD, namely the relationship between them,
the expectations of parents and family members about the performance of children with
SLD and the main attitudes adopted for the parents. On the other hand, I studied the
subject of advocacy, including the inherent characteristics of parents while lawyers and
the steps to follow in advocacy. Following a qualitative methodology, I have
interviewed five mothers of students with SLD, who attended the first cycle of basic
education in order to analyze and study their perspectives seen as their attitudes, their
behaviors and their expectations. Data were collected through semi-structured interview
and was taken into account attitudes and behaviors of parents during the course of the
interview. Initially, data collected were analyzed using the technique of content analysis
and are presented as case studies, using as much as possible the words of parents, in
order to better present their perspectives. Subsequently, the data are crossed, in order to
analyze differences and similarities between the participants and analyze, with reference
to the literature studied and its prospects as a group. Finally, I present the knowledge
gained from this study in the form of conclusions and recommendations. The
perspectives of the participants in this study led me to conclude that the mothers showed
don’t use the term SLD when related to their sons/daughters; don’t have much
knowledge of the SLD; want to advocate for the rights of their sons/daughters, but are
unaware of how to do it ; don’t know parents' or professionals associations.