Author(s):
Dias, Margarida Dourado
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10924
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Dissertação mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Comunicação
Visual e Expressão Plástica) A presente investigação pretendeu explorar o campo da celebração dos mortos no dia 1 de
Novembro na aldeia transmontana de Meixide, expondo uma análise estética dos rituais através
do olhar da população – incluindo as crianças –, e da investigadora para averiguar como se
expressam as pessoas sobre a morte e como buscam a imortalidade. Afinal, a maneira pela
qual uma sociedade vê a morte e a forma como trata os seus antepassados dita a sua forma
de viver o presente.
As questões fundamentais que conduziram o presente estudo nesta aldeia pretendiam
perceber: como o conceito de morte é entendido e transmitido (formalmente pela escola e
informalmente pela família); como se distinguem os papéis entre a mulher, o homem e a criança
no contexto cemiterial e nos rituais do Dia de Todos os Santos/Dia dos Mortos; e como se pode
observar a influência que o contexto socioeconómico, religioso e geográfico na expressão
estética relacionada com a morte. A abordagem metodológica foi a micro-etnografia visual
adaptada ao desenvolvimento da investigação por esta estar limitada no espaço geográfico e
no tempo específico, utilizando múltiplos métodos, nomeadamente: entrevistas semiestruturadas
dirigidas a nove habitantes de Meixide, três dos quais são as únicas crianças da
aldeia; análise de literatura nacional e internacional sobre o tema abordado; observação; e
registo visual e sonoro (pela fotografia e vídeo) das expressões estéticas eternas e efémeras
(criadas por homens e mulheres) no cemitério de Meixide e dos rituais do dia 1.11.2006 e 2007.
Os resultados obtidos pela análise evidenciaram: como o conceito de morte é compreendido e
trabalhado neste contexto específico; a importância que as tradições relacionadas com a
morte têm na passagem de conhecimentos e atitudes; a influência exercida pela educação
formal e informal; como os diferentes géneros e idades definem as atitudes, os papeis a
desempenhar e as expressões estéticas a desenvolver no cemitério; e como a expressão
estética da morte está limitada pelo contexto socioeconómico, geográfico e cultural. As
imagens obtidas na recolha visual serviram de orientação às entrevistas, na tentativa de
perceber como os papéis entre géneros continuam divididos mesmo nas questões da morte,
como se transmite à criança os sentimentos da morte e como o cemitério se torna num palco
de expressão estética marginalizada.
Uma das conclusões que se tira relativamente aos papeis da mulher, homem e criança neste
ritual é que o espaço da mulher e do homem desde há muito que se distancia, estando o da
mulher relacionado com o espaço privado e o do homem com o público, continuando a
constatar a separação das actividades no cemitério por género. As mulheres criam as
expressões estéticas efémeras, enquanto aos homens cabem as eternas. Em relação à Escola,
esta continua a não valorizar o contexto, e no caso da Educação Artística, não estabelece
pontes entre as Artes, as questões Patrimoniais e os rituais locais. Por fim conclui-se que a mulher,
criadora de obras estéticas efémeras, por não ser submetida a um ensino formal artístico por
uma entidade específica, por não seguir as etapas previstas pela sociedade ocidental para a
obtenção do título de “Artista”, por se expressar esteticamente e directamente com matérias
primas que a terra lhe dá e por se manter no anonimato, não é valorizada no campo das artes e
muitas vezes nem no campo social. À medida que terminamos esta investigação, temos
consciência da necessidade de continuar a responder às necessidades de educadores,
antropólogos, artistas e população em geral e que a investigação foi apenas o início: há ainda
um longo caminho a percorrer. The present study pretended to explore the field of the dead celebrations on the 1st of November
in a transmontan village of Meixide, presenting an aesthetic analysis of the rituals through the
eyes of the population – including children -, and of the investigator to understand how people
express themselves about death and how they search for immortality. At last, how a society sees
the death and the way it cares the ancestors, imposes the way to live the present.
The fundamental issues that leaded the present study in this village intended to understand: how
the death concept is understood and transmitted (formally by the school and informally by the
family); how the roles of the woman, man and child are distinguished in the cemiterial context
and in the rituals of the All Saints Day/Day of the Dead; and how it is possible to check on the
influence of the socio-economic, religious and geographical context in the aesthetical
expression related with the death. The methodological approach was visual micro-ethnography
adapted to the study development because it was restricted geographically and in a specific
time, using several methods, namely: semi structured interviews oriented to nine inhabitants of
Meixide, three of which are the only village’s children; analysis of national and international
literature concerned with the studied subject; observation; and visual and sound registry (by
photography and video) of the eternal and ephemeral aesthetic expressions (created by men
and women) in Meixide’s cemetery and of the rituals of the day 1.11.2006 and 2007.
The obtained results by the analysis demonstrated: how the death concept is understood and
worked in this specific context; the significance that the traditions related with the death have in
diffusing the knowledge and the attitudes; the influence exercised by the formal and informal
education; how the different genders and ages define the attitudes, the roles and the aesthetic
expressions to be developed in the cemetery; and how the aesthetic expression is restricted by
the socio-economical, geographical and cultural context. The obtained images from the visual
data collection guided the interviews, in an attempt to understand how the roles between the
genders continue to be separated even in death issues, how the feelings of death are
transmitted to the child and how the cemetery becomes a stage of marginalized aesthetic
expression.
One of the conclusions that is taken according to the roles of woman, man and children in this
ritual is that the woman’s and the man’s space has been for a long time separated, being
related the first one with the private space, and the second one with the public space, and that
it is still confirmed the separation of the tasks in the cemetery by genders. The women create the
ephemeral aesthetic expressions, while to the men are related the eternal ones. Regarding the
School, it continuous not to value the context, and in case of Artistic Education, it doesn’t
establish bridges between the Arts, the Patrimonial issues and the local rituals. At last, can be
concluded that the woman, creator of ephemeral aesthetic works, is not esteemed in the artistic
and social field, because she doesn’t receive artistic formal education by a specific entity,
because she doesn’t follow the steps expected by the occidental society to obtain the title of
“Artist”, because she express aesthetically and directly with raw materials that the land gives her
and because she preserves the anonymity. By concluding this investigation, we have the
consciousness of the need to continue to answer to the educator’s, anthropologist’s, artist’s and
in general population’s needs and that the investigation was just a beginning: there is still a long
way to go.