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O Jogo das fichas coloridas : estratégias de resolução de alunos do 12.º ano de...

Autor(es): Correia, Paulo Ferreira cv logo 1 ; Fernandes, José António cv logo 2

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10911

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Probabilidades; Situação contra-intuitiva; Estratégias de resolução; 12º ano de escolaridade


Descrição
No presente estudo investigaram-se as estratégias usadas por alunos do 12º ano de escolaridade no jogo das fichas coloridas. Este jogo incorpora uma situação contraintuitiva envolvendo o conceito de probabilidade condicionada. Participaram no estudo 55 alunos de três turmas do 12º ano de escolaridade, de uma escola do distrito de Braga, que iam registando as suas previsões acerca dos resultados das várias rondas do jogo e os resultados realmente obtidos numa folha de papel preparada para esse efeito. Dos resultados obtidos, salienta-se a diversidade de estratégias e de conflitos surgidos. As estratégias revelaram-se limitadas quanto à referência aos conceitos probabilísticos envolvidos na situação do jogo e os conflitos também explicam as mudanças de estratégia verificadas em muitos alunos ao longo da realização do jogo.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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