Document details

Retroanálise de parâmetros geomecânicos em obras subterrâneas : comparação do d...

Author(s): Miranda, Tiago F. S. cv logo 1 ; Costa, L. cv logo 2 ; Correia, A. Gomes cv logo 3 ; Sousa, L. R. cv logo 4

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10893

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Algoritmos de optimização; Parâmetros geomecânicos; Inteligência artifical; Estruturas subterrâneas; Modelo 3D; Mohr-Coulomb


Description
Neste trabalho é realizado um estudo para avaliar as principais vantagens e limitações de diferentes tipos de algoritmos de optimização para a identificação de parâmetros geomecânicos em estruturas subterrâneas. O principal objectivo é o de avaliar as suas principais diferenças em termos de robustez e eficiência sob diferentes circunstâncias. Foram testados dois tipos diferentes de algoritmos: i) algoritmos clássicos que usam o gradiente da função objectivo para guiar a procura e ii) um algoritmo inovador, do campo da inteligência artificial, chamado estratégia evolutiva. O primeiro tipo de algoritmo foi acoplado a um modelo 3D de um túnel enquanto que para o último foram utilizadas metodologias analíticas já que era expectável um número bastante mais vasto de cálculos e testes. Os algoritmos foram testados em elasticidade e elasto-plasticidade utilizando o modelo constitutivo de Mohr-Coulomb, Em elasticidade ambos os tipos de algoritmos apresentaram bons desempenhos mas em elasto-plasticidade os algoritmos clássicos revelaram um comportamento inadequado principalmente em termos de robustez, não convergindo em diversas situações. Verificou-se que em muitas situações estas limitações foram ultrapassadas pelo algoritmo inovador o qual apresenta potencial para futuras utilizações.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU