Author(s):
Salgado, Ana Márcia Braga Osório Gomes
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10796
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Dissertação de mestrado em Design e Marketing O problema identificado inicialmente consiste, na carência de produtos
específicos que auxiliem crianças portadoras de deficiências no seu desenvolvimento
diário. A adaptação de produtos convencionais, muitas vezes, é a solução encontrada
por pais, terapeutas e professores, com a intensão de atender às necessidades pontuais,
sem, no entanto, serem projectadas para responder a esta oferta peculiar.
Através da identificação do problema, foi iniciado o desenvolvimento do
presente trabalho, que procura soluções para o resolver, passando pela criação de um
novo produto adequado às necessidades do público-alvo. Inerente à problematização,
está a pesquisa bibliográfica acerca dos aspectos clínicos das crianças portadoras de
paralisia cerebral, bem como os conceitos de Design Centrado no Utilizador e Design
Inclusivo, que contextualizam o estudo.
O desafio gerado pela lacuna no desenvolvimento de produtos para públicos
especiais, propiciou o contacto com uma Associação de Portadores de Paralisia
Cerebral. Após algumas reuniões com o corpo de trabalho envolvido diariamente com
as crianças, destacou-se a dificuldade dos miúdos com baixa visão em movimentaremse
pelos corredores da Instituição sem se perderem, por estes serem muito similares e de
cor branca. O problema encontrado no início gerou o problema específico: desenvolver
um produto voltado para crianças portadoras de paralisia cerebral com baixa visão, para
os auxiliar ao destino final do corredor, contando para isso com referencial visual, táctil
e lúdico.
O conceito do produto baseia-se na utilização dos sentidos táctil e visual, aliados
ao universo lúdico, característico das crianças. Pretende-se, portanto, que o produto seja
estimulante e convidativo ao uso, favorecendo a relação da criança com o objecto e por
meio deste, a facilidade com as suas actividades diárias. Este é formado por duas guias,
com alturas distintas, a serem colocadas em corredores. São compostas por diferentes
texturas e cores contrastantes, estimulando a visão e o tacto em simultâneo. Além das
sensações proporcionadas, o envolvimento da criança dar-se-á pela inserção de bonecos
de trapos temáticos no início da guia. The problem identified initially consists, in the lack of specific products that
help children with their deficiency, in the daily development. The adaptation of
conventional products, very often, is the solution found by parents, therapists and
teachers, to attend the punctual needs of the children; however, they weren’t projected
to respond to these specific necessities.
Through the identification of the problem, it had begun the development of the
present work, which search for solutions to solve it, passing by the creation of a new
product appropriate to the needs of the public-target. Inherent in the problem, is the
bibliographical research about the clinical aspects of these specific children, as well as
the concepts of Used Centered Design and Included Design.
The challenge created by the gap in the development of products to special
public, favored the contact with Holders Association of Cerebral Paralysis. After some
meetings with the staff wrapped daily with the children, it stood out the difficulty of the
kids with low vision in moving through the corridors of the association without being
lost because they are to similar and all white. The problem of the children with brain
paralyze lead to the specific problem: to develop a product turned to kids holders of
brain paralysis with low vision, disposing for that of visual, tactile and playful
referential system.
The concept of the product is based on the use of the senses tactile and visual,
allied to the playful, characteristic universe of the children. One intends so, that the
product is stimulating and inviting to the use, favoring the relation of the child with the
object and through this, the easiness with his daily activities.
The product is formed by two guides, with different heights, when they are being
put in corridors. They are composed by different textures and contrasting colors,
stimulating to vision and the touch in simultaneous. Besides the sensations, the
involvement of the child will happen across the insertion of puppets of thematic rags in
the beginning of the guide, confine an objective to reach out.